Ato em defesa da democracia marca abertura do Congresso estadual da UBM Maranhão





O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no centro histórico da capital maranhense foi palco na sexta-feira (28) da abertura do Congresso estadual da UBM Maranhão, que acontece de 28 à 29 de julho em São Luis. Com o lema "Em Defesa da Democracia! Nenhum Direito à Menos!", o evento contou com mulheres e seguimentos sociais de várias partes do estado, que irão debater nos dois dias de programação temas como: o feminismo emancipacionista, a defesa da democracia e dos direitos das mulheres, democratização da mídia, mundo do trabalho, Políticas públicas e diversidade.



Um ato em defesa da democracia marcou o primeiro dia do Congresso, e contou com presenças marcantes de militantes sociais e políticas como: o vice-prefeito de São Luis, Júlio Pinheiro (PC do B), do secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a presidenta da União Brasileira das Mulheres, Lúcia Rincon, Adriana Oliveira, presidente estadual da CUT/MA, da vice-presidenta do Sinproesemma e membro da CTBMA, Hildete Rocha, da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto e demais militantes sociais.

 "Nós queremos o aprofundamento da democracia e, hoje, existem algumas ações que são urgentes para preservação dessa democracia. A primeira delas é a reforma política democrática, que implica em paridade de gênero. Não há como fazer democracia com metade da população de fora. A sociedade está muito polarizada pela grande mídia, que está dando o tom dos setores conservadores, portanto, é importante indicar que o caminho a ser trilhado é o da luta por direitos. Por isso, nós da UBM, pautamos o empoderamento para a inclusão das mulheres nos espaços de poder", pontuou a presidenta a UBM, Lúcia Rincon.



"A luta pela emancipação feminina é uma luta da sociedade pela garantia de direitos importantes, e nesse aspecto, homens e mulheres precisam se hermanar em defesa da democracia, o Maranhão por exemplo, está rompendo um ciclo de atraso, autoritarismo e de violência política, que todos nós sofremos, é nesse sentido, precisamos conclamar todas as forças de hoje e do passado, à exemplo de Maria Aragão, do ex- governador Jackson Lago, esses, que são exemplos de luta e resistência às velhas práticas de violação de direitos e opressão às mulheres e ao povo de nossa cidade", pontuou Júlio Pinheiro, militante histórico do PC do B e vice-prefeito de São Luis.



No primeiro dia de programação as homenagens foram para as mulheres que se destacaram nas lutas por igualdade, contra o racismo e em defesa dos direitos das mulheres, são elas: Clay Lago, Nair Portela, Patativa e Vânia Albuquerque.

Cley Lago uma das homenageadas da noite, não pode estar presente, mas foi representada por Sandra Maria Torres, que recebeu às honras em nome da ex-primeira dama do Estado.

Professora Hildenete Rocha


Itaqui-Bacanga 

Um dos últimos núcleos da UBM criados em São Luis, a UBM Itaqui-Bacanga, foi representado pelas amigas, Nádia Dutra (Seduc), Ruth Araújo militante social da região e a autora deste blog, a jornalista Rose Castro.





Representantes do Sinproesemma 

Ruth Araújo, militante social



CONFIRA A P R O G R A M A Ç Ã O PARA ESTE SÁBADO (29).

7:30h 

ABERTURA DO CREDENCIAMENTO


9h

Mesa de diálogo: O Feminismo Emancipacionista e a luta em defesa da democracia 


– Lúcia Rincón - Presidenta Nacional da UBM

9:30h – Rodas de Conversa Simultâneas


As Mulheres e a mídia: a luta pela democratização e as possibilidades para resistência

Mariana Venturinni (Coordenadora Nacional de Comunicação da UBM)

Letycia Oliveira (Jornalista).

As Mulheres no Mundo do Trabalho: Formalização e Geração de renda

Hilde Rocha (CTB).

Rebeca Alexandre (ONG NAVE).

Políticas Públicas Para As Mulheres: Poder e representação política

Laurinda (Secretária de Estado da Secretaria de Mulheres do Governo do Maranhão)

Vânia Albuquerque (Coordenadora Estadual da UBM MA Gestão 2014/2017)

Lúcia Rincón (Membro do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres)

Ana Carolina Barbosa (Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Maranhão)

A Diversidade e a luta pela Igualdade

Maria das Neves (Coordenadora Nacional de Juventude da UBM)

Lúcia Azevedo

Enzo Amorim - UJS

14h

União Brasileira de Mulheres: Por um mundo de igualdade, contra toda a opressão!


Cláudia Rodrigues (Presidenta da UBM SP capital)

Thays Campos (Presidenta da UJS - MA)

Vânia Albuquerque (Coordenadora Estadual da UBM MA Gestão 2014/2017)

- Eleição da nova coordenação estadual

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "O Olhar do feminino sobre o feminino"

FEIRA DE ARTESANATO

Associação de Artesãs Mãos do Quilombo (Caxias/MA)

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

BRINQUEDOTECA GRATUITA (espaço criança)




Comentários