Sinproesemma participa de seminário sobre educação especial



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) participou na tarde de terça-feira (27), de seminário sobre educação especial, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com o tema “A importância do profissional da educação especial para uma rede inclusiva”, o debate reuniu gestores, educadores e demais segmentos ligados ao assunto. O evento aconteceu no auditório principal do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). 

Durante todo o dia aconteceram debates, palestras e mesa redonda nas quais os profissionais de educação e segmentos afins discutiram as necessidades da formação e de conhecimentos específicos para acolher melhor estudantes da educação especial. Dialogaram também sobre a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que atendam às necessidades educacionais específicas, suas expectativas, potencialidades e demandas da área. 

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, destacou a importância do debate para implementação de políticas de educação especial pelos gestores municipais e estadual: “Esse debate é de fundamental importância para a implementação da Política Nacional de Educação Especial.

 Essa é uma das lutas do Sinproesemma. Para que os gestores tenham essa sensibilidade e pensem na rede educacional como um ambiente acolhedor com boas práticas dentro das escolas, seja da rede estadual ou nas redes municipais”. 

“Estarmos aqui como convidados demonstra que o sindicato tem o reconhecimento enquanto entidade e que funciona como elo entre a base e os gestores. Essa área da educação especial nunca tinha sido vista com o respeito e carinho que merece. Então, as conquistas que nós tivemos agora, não só na questão das gratificações com o cumprimento do artigo 40 do nosso Estatuto, mas é importante a valorização dos demais profissionais, como interpretes, a qualidade do ensino, enfim, toda estrutura é fundamental para que esses profissionais possam desenvolver o seu trabalho melhor”, destacou a secretária geral do Sinproesemma, Isabel Lins. 




Durante o evento, aconteceram exposições de trabalhos produzidos por alunos e profissionais dos Centros e Núcleos Especializados, como CEEE Helena Antipoff, CEEE Padre João Mohana, Centro de Apoio à Pessoa Surda (CAS), Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP) e Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). 









Comentários