Cabo Campos prestigia promoção de praças da PM e defende redução do Interstício





O Deputado Cabo Campos (DEM) participou na noite de segunda-feira (21) da solenidade de promoção de policiais militares, realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), no Calhau, em São Luís. As promoções obedecem a parâmetros de justiça, embasados em critérios como antiguidade, tempo de serviço e merecimento.

Ao todo, a corporação promoveu 688 praças tanto da capital quanto do interior do Maranhão. Mais de 200 soldados foram promovidos a cabo. Também foram promovidos cabos ao posto de terceiro sargento; terceiro sargento ao posto de segundo sargento; do posto de segundo sargento a primeiro sargento; e de primeiro sargento a subtenente.

— Quero parabenizar os policiais militares promovidos e dizer que o deputado estadual Cabo Campos, o Comando Geral e governador Flávio Dino têm sim dado essa prioridade para as promoções e continuaremos trabalhando nessa mesma linha de valorização, onde todos os nossos policiais sejam promovidos com maior brevidade possível — declarou o deputado Cabo Campos.

Campos tem 25 anos de Polícia Militar e revelou, durante seu discurso no Pequeno Expediente desta terça-feira (22), que atuou 17 anos como soldado para conseguir a promoção ao posto de cabo. Até o ano de 2007, segundo o parlamentar, o soldado levava no mínimo 10 anos para alcançar a patente de cabo.

— Para que os senhores se situem, até o ano de 2007, o soldado para chegar a patente Cabo, passavam-se 10 anos, oficialmente falando quando se tinha vaga no quadro para ele ir, por exemplo. Disseram até que foi mais fácil eu ser Deputado Estadual que 3º Sargento na Polícia de tão difícil que eram as promoções — brincou Campos.

Ao usar o tempo das lideranças no dia 12 de junho, o parlamentar relembrou sua luta junto aos policiais militares no ano de 2007, quando, através da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), conseguiu reduzir pela metade o tempo de promoção a cabo de dez para cinco anos. No mesmo dia, o parlamentar fez indicação ao Executivo Estadual para que este espaço de tempo diminuísse ainda mais tanto para os praças da Polícia Militar quanto para os do Corpo de Bombeiros Militar.

— Aproveito para fazer uma Indicação, Senhor Presidente, ao Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, ao Secretário Jefferson Portela, ao Coronel Pereira da Polícia Militar e também ao Coronel Célio Roberto do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão para que se possam fazer estudos para se reduzir ainda mais esse tempo. Nós entendemos que o soldado passar cinco anos para chegar até cabo é muito tempo. Nas outras instituições, deputado Adriano Sarney, o tempo é menor. Então, nós precisamos valorizar a tropa também nesse quesito e estamos pedindo a redução de interstício para os policiais e bombeiros militares — frisou Campos.

Comentários