Aprovado Projeto de Lei de autoria do deputado Bira que cria Sistema Cicloviário do Maranhão






O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) realizou, na manhã desta quarta-feira (26), uma grande Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana para debater o Transporte Alternativo. No mesmo dia, a Assembleia Legislativa aprovou, em primeiro turno, o projeto de Lei que cria o Sistema Cicloviário do Estado do Maranhão. Autor da proposição, o parlamentar ocupou a tribuna para comemorar e destacar a importância da iniciativa.

“Hoje tivemos uma audiência pública muito importante na Comissão de Assuntos Municipais, que debateu justamente a Mobilidade Urbana. Recebemos os trabalhadores do transporte alternativo dos quatro municípios da Ilha e a aprovação dessa Lei vem de encontro a esse debate tão importante para a população maranhense”, frisou.

O parlamentar defendeu que o Maranhão, sobretudo a região metropolitana, precisa de um sistema multimodal. O ônibus, para ele, é um modelo de transporte que permite a mobilidade em qualquer lugar do mundo, mas não é único. Ele afirmou que é necessário pensar em modelagens que permitam a complementação desse sistema com a finalidade de assegurar a população o livre exercício do direito de ir e vir.

A implantação do Sistema Cicloviário do Estado do Maranhão Maranhão, vai cumprir, segundo pontuou, um papel fundamental nesse aspecto. Com a aprovação da Lei, projetos e novas obras devem destinar espaços para acesso e circulação de bicicletas em todas as vias públicas, como, por exemplo, ruas, avenidas, viadutos, túneis, praças e parques. Tudo de acordo com o estudo de viabilidade técnica.

Bira lembrou que, no mundo inteiro, o uso de bicicletas é incentivado por ser considerado um meio de transporte moderno, extremamente econômico e necessário para desafogar o trânsito; além disso, elas são ambientalmente sustentáveis e permitem um estilo de vida mais saudável para a população.

Para ele, a implantação de ciclovias em regiões como a BR 135 e área Itaqui Bacanga, por exemplo, são essenciais para a população. “É uma estrada federal e precisamos encontrar solução para isso. Então, são temas da atualidade, impactantes na realidade e na modificação da qualidade de vida da população”, acrescentou.

Ele ainda disse que sonha um dia ter o direito de andar de bicicleta na cidade. “Esse direito ainda não existe. E não falo aqui apenas de São Luís ou das cidades do interior do estado, mas do Brasil. Quem usa bicicleta hoje sabe que as cidades não foram preparadas porque sofre com a falta de estrutura adequada, de trafegabilidade e segurança. Nós precisamos mudar essa realidade no Maranhão e a aprovação dessa Lei já é um grande avanço e uma vitória importante nesse sentido”, afirmou.

Além dos trabalhadores do transporte alternativo, participaram da Audiência Pública representantes de todos os municípios, o governo do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) e da Agência Metropolitana, vereadores, e os deputados Sérgio Frota (PSDB) - vice-presidente da Comissão, Rafael Leitoa (PDT) e Eduardo Braide (PMN).

“Inauguramos um ambiente de diálogo fundamental para que a gente possa equacionar e resolver esses problemas no que diz respeito a essa Mobilidade Urbana no Maranhão”, concluiu ao destacar os encaminhamentos e informar que o debate continua a fim de resolver o problema com vistas em melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

Comentários