Bira participa do lançamento de editais de Mestres e Mestras da Cultura Popular do MA e Patrimônio Imaterial







O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na manhã desta terça-feira (14), do lançamento dos editais de Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense e de Valorização e Reconhecimento de Mestras da Cultura Popular e Tradicional do Maranhão. O parlamentar é autor da Lei que institui a política estadual de proteção aos bens culturais de natureza imaterial.

Lançados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), os editais foram elaborados dentro dos programas “Mais Cultura” e Estadual de Patrimônio Imaterial (PEPI).

Para Bira, mais um grande passo do Estado porque significa, segundo ele, a valorização da cultura maranhense através da proteção dos Bens Culturais Imateriais e também da valorização dos mestres e mestras da cultura popular maranhense.

“A cultura é um fator de desenvolvimento social, econômico e politico. Portanto, é importante que a gente tenha esse instrumento ativado, permitindo a criação de uma rotina no Maranhão com a premiação, inclusive em dinheiro, dos mestres e mestras, e também o tombamento dos nossos Bens culturais de natureza imaterial”, acrescentou.

O deputado ainda destacou que o processo é totalmente regulamentado e permite ao Governo, por meio da Sectur, implementar a medida da maneira mais eficiente e transparente possível. “É um fator que engrandece a cultura e o turismo em todo o estado, além de fortalecer as oportunidades que serão geradas a partir delas”, concluiu

Posse do Ouvidor

No final da tarde, o deputado Bira testemunhou a posse do primeiro Ouvidor dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e Juventude do Governo do Maranhão, Maurício Paixão. “Pela experiência nos movimentos sociais tenho certeza que Maurício Paixão fará um excelente trabalho na Ouvidoria" declarou.

Comentários