Valéria Macedo defende tratamento oncológico pediátrico para a Região Tocantina









A deputada Valéria Macedo (PDT) destacou, na manhã desta quarta-feira (15), a importância do esforço que começa a ser feito para assegurar a implantação do tratamento oncológico pediátrico na região Tocantina. Para a deputada, são muito importantes os contatos mantidos com o Hospital São Rafael, que já é referência em pediatria e também é cadastrado como Unacon em Imperatriz.

Segundo a deputada, este hospital já faz tratamento de câncer cirúrgico e também quimioterapia para adultos e agora se dispõe e se coloca à disposição do Governo do Maranhão para se credenciar e começar o tratamento do câncer pediátrico.

“Não há como negar que este é um ganho muito importante, uma ação muito importante do governador Flávio Dino. Porque nós sabemos que a notícia de um diagnóstico de câncer não é bem-vinda para ninguém, para nenhum adulto, imaginem como é difícil e inesperada uma notícia dessas, um diagnóstico desses quando se dá a uma criança ou a um adolescente. E nós, pais e mães que somos, ao recebermos algum parente com uma notícia dessas que, infelizmente, muitas crianças maranhenses recebem hoje nas suas casas e, às vezes, tardiamente quando o câncer está avançado”, afirmou Valéria Macedo na tribuna.

A deputada frisou a importância dessa luta para assegurar o tratamento de câncer complementar e a radioterapia para Imperatriz: “O que faltava para nós é o atendimento da oncologia pediátrica e, da mesma forma, a agilização dos exames. E lá foi colocada a disponibilidade do Hospital São Rafael, o amparo e todo apoio”, afirmou Valéria Macedo,
que teve a oportunidade de participar de uma reunião sobre este assunto juntamente com o deputado Marco Aurélio e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Valéria Macedo salientou que saiu da reunião bastante entusiasmada diante da perspectiva de implantação do tratamento oncológico pediátrico na região Tocantina: “Essa é uma ação de grande sensibilidade do governo Flávio Dino, já que o governador sabe da importância desse tratamento. Na campanha estiveram muitas mães com certeza pedindo, e nós pedimos também porque acreditamos que vai dar tudo certo.”

A deputada Valéria Macedo informou que estão avançando os entendimentos com o Hospital São Rafael. “Acreditamos que o secretário Carlos Lula vai levar a proposta para o governador. E nós vamos com certeza dar essa boa notícia aqui nesta tribuna e, principalmente, para as nossas mães e pais da Região Tocantina do Estado do Maranhão. Mais uma vez, parabéns parabéns à AMPARE, parabéns a Oncorádio, que faz o serviço de radioterapia e a todo macrorregional, que está estruturando e atendendo bem os nossos pacientes da Região Tocantina nesse mal que assola muitas famílias e que nós lamentamos muito. E precisamos do tratamento rápido, porque nós sabemos que o câncer avança muito rápido contra a saúde de qualquer pessoa”, ressaltou Valéria Macedo.

Comentários