Prefeitura debate criação de Região Metropolitana com conselho de desenvolvimento
























A instituição da Região Metropolitana da Grande Ilha de São Luís como aspecto estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da capital maranhense foi o tema central da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes), que ocorreu na manhã desta terça-feira (14), no auditório do Sebrae. Na ocasião, o prefeito Edivaldo, que preside o colegiado, foi representado pelo secretário municipal de Governo, Lula Fylho.

Segundo Lula Fylho, a metropolização é um assunto de grande relevância para o município de São Luís, que será a sede da Região Metropolitana, instituída pelo Governo do Estado, e da qual farão parte outros 12 municípios próximos à Ilha: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu, Axixá, Morros, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

"Temos nessa reunião a presença maciça de todos os membros representantes das instituições e órgãos públicos que compõem o Comdes, para debatermos os aspectos relacionados ao desenvolvimento da capital, a partir da consolidação da Grande São Luís como Região Metropolitana. Este conselho, instituído na administração do prefeito Edivaldo, é um importante espaço de diálogo para questões de melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento da cidade", explicou Lula Fylho.

Ainda conforme o secretário de Governo, os debates originados no vão ajudar a Prefeitura de São Luís a nortear sua política social e econômica. A consolidação da Região Metropolitana da Grande São Luís é uma das questões em debate no conselho e que vai permitir a execução de estratégias comuns de políticas públicas em áreas como produção de alimentos, transporte, gerenciamento de resíduos sólidos, infraestrutura urbana, turismo, meio ambiente, entre outros setores ligados ao desenvolvimento.

TRABALHO

Para o titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), José Cursino Moreira, o Comdes tem sido fundamental na identificação e solução de problemas e na proposição de diretrizes para o fortalecimento da economia local, geração de empregos, atração de investimentos e melhoria do ambiente visando à formulação de novos negócios. O secretário de Planejamento aproveitou a oportunidade para fazer um balanço positivo da atuação do Comdes desde a sua criação, em 2013.

De acordo com Cursino grande parte das políticas públicas de desenvolvimento implementadas com apoio do conselho está inserida no "Plano São Luís 2013-2033: Gestão Estratégica Orientada para Resultados". O documento analisa cenários de deenvolvimento para a cidade para os próximos anos e, com base nesse diagnóstico, sugere linhas de atuação.

Outro projeto surgido dentro do conselho com a finalidade de incrementar o empreendedorismo local é a "Caravana do Empreender". A ação presta serviços itinerantes de orientação e apoio à formalização de negócios. O projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, já contabiliza resultados positivos na formalização de negócios e estímulo ao empreendedorismo na capital maranhense.

CONSULTIVO

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) é um órgão de caráter consultivo, que tem o prefeito Edivaldo como presidente. Criado em 18 de setembro de 2013, o colegiado é composto por representantes de diversos segmentos sociais e setores da indústria, comércio, agricultura, serviços, turismo, comunicação, financeiros, ciência, tecnologia, além de entidades de classe, do Governo do Estado, da Câmara Municipal e da sociedade civil organizada.

O Comdes tem como função principal fomentar o diálogo entre os atores da sociedade local, visando à articulação na promoção do desenvolvimento econômico e social do município de São Luís, no âmbito das políticas de longo prazo, que excedem um período de governo.

Comentários