Câmara lança jornal com balanço da atividade legislativa e plataforma digital de participação popular












O presidente da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Astro de Ogum (PR) lança, este mês, a primeira edição do Jornal “Notícias da Câmara”, novo veículo de comunicação do Legislativo ludovicense, onde fará um balanço de seus dois anos de gestão no comando da Casa Legislativa.

A publicação que está sendo produzida pela Superintendência de Comunicação para divulgar as atividades da Câmara, vai abordar temas, que vão desde a modernização da Casa à Economia, passando por reforma do imóvel, treinamento, criação de novos espaços, entre outras.

Esta edição também vai destacar o balanço das ações legislativas dos vereadores no último semestre, entrevistas, além de matérias relacionadas ao Programa “Câmara em Destaque”, que foi uma das principais novidades da gestão de Ogum à frente do legislativo da capital.

CIRCULAÇÃO BIMESTRAL

De acordo com a superintendente de Comunicação, Itamargareth Correia Lima, o novo veículo impresso da Câmara terá circulação bimestral e distribuição gratuita, nos órgãos públicos e nos quatro terminais de integração da cidade.

— O jornal que terá circulação bimestral terá como escopo dá mais visibilidade para as ações dos vereadores. A primeira edição será lançada este mês — declarou. No editorial, assinado pelo chefe do legislativo, vereador Astro de Ogum, será destacado o caráter de transparência que o jornal pretende imprimir, além de abordar assuntos sobre conquistas de sua gestão, mesmo num período de crise econômica.

— A prestação de contas é um compromisso com o cidadão. Se é no legislativo que se encontram representados os ludovicenses na sua totalidade, então o caráter de prestação de contas deve ser permanente e eficaz — assegurou Ogum, ao justificar a necessidade do jornal.

INTERAÇÃO COM SOCIEDADE


Outra novidade é a plataforma digital Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional (saoluis.ma.leg.br), que permitirá a qualquer pessoa se manifestar em relação aos processos em tramitação na Casa. O novo sistema busca ampliar a participação popular no debate das matérias apreciadas pelo parlamento.

Segundo a superintendente de Comunicação, a plataforma digital é mais uma ação em prol da transparência e interação popular nos assuntos discutidos pelos parlamentares e auxiliar o debate de projetos em tramitação na casa.

— A atual Mesa Diretora tem procurado ampliar as ações de transparência. Havíamos proposto a criação de uma plataforma que permitisse às pessoas participarem do debate parlamentar. O Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional, vai cumprir essa função, oferecendo a oportunidade para que cada pessoa possa manifestar sua posição em relação a algum projeto, dizendo se concorda ou não e compartilhando sua opinião em suas redes sociais — disse Itamargareth.

TREINAMENTO SOBRE INOVAÇÕES

O novo portal já está disponível para consulta online, download e compartilhamento em redes sociais os vídeos e áudios, mas por conta da transferência do site antigo para o atual, os conteúdos encontram-se em fase de transição. No entanto, todas as informações serão revisadas e atualizadas nos próximos dias. Nesse período, segundo Itamargareth, a equipe de comunicação da Casa e os assessores de vereadores deverão passar por um treinamento sobre as inovações do novo portal.

Comentários