Assembleia Legislativa inicia trabalhos parlamentares de 2017



A Assembleia Legislativa deu início aos trabalhos parlamentares de 2017 durante sessão solene, nesta quinta-feira (2), no Plenário Nagib Haickel. A cerimônia foi marcada pela leitura da Mensagem Governamental pelo governador Flávio Dino, que prestou contas das ações do Executivo referentes ao ano passado e elencou os investimentos a serem feitos este ano.

Reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo, o deputado Humberto Coutinho (PDT) iniciou a sessão saudando a todos os presentes. Em seguida, chamou para compor a mesa da cerimônia o governador Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Cunha; o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Caldas Furtado; o defensor público geral do Estado, Werther de Moraes Júnior; e os 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, deputados Ricardo Rios (SD) e Stênio Rezende (DEM), respectivamente.

Outras autoridades também estiveram presentes, como secretários de Estado, prefeitos de municípios maranhenses, o prefeito de São Luis foi representado pelo vice-prefeito Júlio Pinheiro.

"O prefeito Edivaldo tem buscado um alinhamento importante com os poderes, tanto com a Assembleia quando com a Câmara Municipal por entender que é preciso avançar na perspectiva de parcerias institucional e a gente trás aqui a mensagem positiva do nosso prefeito. São Luis passa por uma experiência singular na história, que é a parceria com o governo do Estado, isso possibilita avanços maiores no campos da infraestrutura como o Mais Asfalto, as Interbairros que são interenções importantes para a mobilidade urbana, na área da saúde temos o novo hospital da criança e várias ações importantes que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida da nossa população", destacou Júlio Pinheiro.

O governador também elencou as principais ações e investimentos feitos pelo Governo do Maranhão no ano passado, como melhorias nos setores da educação, meio ambiente, combate às injustiças sociais, direitos humanos, além da atenção dada à manutenção do equilíbrio fiscal do estado, frente ao atual cenário de crise econômica.

O presidente Humberto Coutinho falou da expectativa de seu segundo mandato como presidente da Casa e da importância do apoio do executivo aos parlamentares.

“Sabemos que essa segunda etapa como presidente desta Casa vai ser mais trabalhosa. O terceiro ano de mandato como deputado é muito importante, pois estamos preocupados com as eleições. Pedimos que o governador dê apoio aos deputados e deputadas desta Casa. Sermos julgados de quatro em quatro anos não é fácil e teremos uma eleição muito difícil no próximo ano”, afirmou.

Comentários