Os 31 vereadores eleitos em outubro de 2016 tomaram posse de seus mandatos na 19ª Legislatura da Câmara Municipal de São Luís em uma cerimônia realizada na tarde deste domingo (1/1), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). É na cerimônia que os eleitos prestam seu compromisso perante a população.
A solenidade foi comandada pelo vereador mais velho no pleito de 2 de outubro de 2016, Francisco Carvalho (PSL). Além dos vereadores, também foram empossados o prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT) e o vice-prefeito, Júlio Pinheiro (PCdoB).
ELEIÇÃO DA MESA
Com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), os vereadores assumiram seus lugares e realizaram a eleição do presidente e da mesa diretora da Casa que ocorreu antes da posse do prefeito reeleito Edivaldo Jr. A eleição teve candidato único.
Astro de Ogum ao microfone, disse que sua atuação será "em defesa da Casa e da população de São Luis" |
O vereador Astro de Ogum (PR), eleito por aclamação, continua como presidente da Casa para o biênio 2017-2018. A chapa vencedora é composta por Osmar Filho (PDT) como 1º vice-presidente eleito, Francisco Carvalho (PSL) como 2º vice-presidente, Ricardo Diniz (PCdoB) como 3º vice-presidente, Honorato Fernandes (PT) será o 1º secretário, Pedro Lucas Fernandes (PTB) é o 2º secretário, Umbelino Júnior (PPS) é o 3º, Barbara Soeiro é a 4ª secretária e Estevão Aragão(PSB) é o quinto.
Logo após a eleição, o vereador Astro de Ogum agradeceu aos colegas que o elegeram para continuar no comando do Parlamento ludovicense. Bastante emocionado, Ogum disse que vai fazer o possível para corresponder à confiança de seus pares e também frisou que sua candidatura visa o equilíbrio do diálogo do Legislativo com o Executivo.
— Agradeço a confiança dos vereadores em apostar mais uma vez em nosso nome. Minha candidatura à presidência representa um bom relacionamento institucional, cordial, com a disposição de dar ao prefeito [Edivaldo Jr.] a oportunidade de incrementar aquilo que ele definiu nas eleições — declarou.
VEREADOR NO EXECUTIVO
O prefeito Edivaldo Jr. e seu vice, Júlio Pinheiro, eleitos com 285.242 votos, foram empossados para o mandato de quatro anos. Ambos ressaltaram o respeito com que pretendem tratar as relações do Executivo com o Legislativo e Judiciário.
— É muito importante esse relacionamento que temos tido ao longo da gestão, através de muito diálogo — destacou.
Entre os vereadores empossados hoje, um já foi escolhido por Edivaldo para ser secretário municipal: Ivaldo Rodrigues (PDT), na Secretaria de Agricultura.
Além do governador Flavio Dino (PCdoB), fizeram parte da mesa que presidiu a sessão o vereador Astro de Ogum (PR), o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), o vereador Honorato Fernandes (PT), o deputado federal Weverton Rocha (PDT), presidente da Fiema, Edilson Baldez, e o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?