Professor Júlio Pinheiro participa do 33º Congresso da CNTE


Professor Júlio Pinheiro ex-presidente do Sinporesemma
O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e atual vice-prefeito de São Luís, professor Julio Pinheiro, participa do 33º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (CNTE), que acontece até sábado (15), em Brasília (DF).

Com essa participação, Julio encerra uma etapa das suas atividades no movimento sindical da educação, em âmbito nacional, e o seu mandato como diretor executivo da CNTE.

“Foi uma experiência muito salutar para meus referenciais na construção de um pensamento progressista sobre a educação pública brasileira. 

Da mesma forma que possibilitou trocas de experiências no âmbito nacional e internacional”, avalia Julio Pinheiro.

O congresso começa nesta quinta-feira (12) e terá a participação de cerca de 2.500 educadores de todos os estados do Brasil, além de participações de representantes de outros países. 

Do Maranhão, participam 59 delegados, credenciados pelo Sinproesemma. 

O evento discute temas como a crise na democracia brasileira e a resistência aos atos do governo Temer contra a educação e a classe trabalhadora, em um balanço político da conjuntura nacional, além de traçar, para os próximos quatro anos, o plano de lutas da entidade, que é agente motriz das lutas sindicais da educação, em todo o país.

 É também o fórum para a eleição e posse da nova Diretoria Executiva da CNTE.




O congresso foi antecedido pelo Seminário Internacional da Educação, ocorrido nesta quarta-feira (11), com a participação de representantes de vários países, que apresentaram trabalhos relacionados à educação, conteúdos que serão incluídos em uma publicação editada pela CNTE.

Delegadas maranhenses acompanhadas da atual presidente do Sinproesemma Benedita Costa

Comentários