Professor Julio Pinheiro deixa o Sinproesemma e assume a Vice-Prefeitura de São Luís

Pinheiro durante o juramento de posse.



O professor Julio Pinheiro encerrou seu segundo mandato como presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e foi empossado, no último domingo, 1º de janeiro, vice-prefeito de São Luís, abrindo um novo capítulo na sua história de vida, desta vez na esfera política.

A  solenidade de posse do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e do vice-prefeito Julio Pinheiro (PC do B) ocorreu na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na Cohama, com a participação do governador Flávio Dino. Com um discurso informal Flávio fez questão de falar da confiança construída entre o prefeito Edivaldo e o seu vice, que é do mesmo partido do governador.

 "Júlio Pinheiro é de minha confiança, tenho certeza de que não vai querer tomar o lugar do prefeito", disse. A afirmação rebate a oposição que pregou durante toda a campanha que Pinheiro por ser do (PC do B), poderia tomar o lugar do prefeito Edivaldo.

Já Pinheiro agradeceu aos educadores, aos amigos e à sua comunidade Itaqui-Bacanga pelo apoio recebido, que o ajudou na sua ascensão como vice-prefeito de São Luís.

Em sua gestão como presidente do Sinproesemma, Julio esteve à frente de grandes lutas que resultaram em conquistas importantes para os educadores como o Estatuto do Educador, eleição direta para gestores escolares, concurso público, jornada de 40 horas, ampliação e unificação da matrícula, pagamento de dívidas antigas do Estado com os educadores como as 22 mil progressões, cerca de dez mil titulações e de 15 mil promoções. São itens da pauta dos educadores que foram atendidos diante da luta sindical.

Substituição

Com a saída de Julio Pinheiro da presidência do Sinproesemma, quem assume é a professora Benedita Costa, vice-presidente da entidade, que comandará a instituição nos próximos meses até o encerramento do mandato da atual gestão, previsto para abril deste ano.

Benedita já havia assumido a presidência em outros momentos em que Julio precisou se ausentar. Em 2014, quando Pinheiro foi candidato a deputado estadual e em 2016, durante a campanha para a prefeitura de São Luís.

Comentários