Deputado Cabo Campos realiza Audiência Pública sobre Drogas


O Fundo Estadual de Políticas Sobre Drogas e as dotações orçamentárias do PLOA 2017, foram alguns dos temas que nortearam a Audiência Pública sobre Drogas, promovida pelo deputado Cabo Campos na última sexta-feira (09), na Assembleia Legislativa. O debate que durou mais de quatro horas obteve muitos avanços e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, entidades e autoridades.



A discussão proposta pelo deputado levantou questões como: 

 Qual o caminho que queremos traçar para que se haja cada vez menos usuários nas ruas? 

Qual a meta que queremos atingir em 2017, para ter resultados mais satisfatórios entre as famílias dos usuários?

 Quem é responsável pelo quê, nessa composição de Políticas Sobre Drogas no estado e município?

Essas e outras questões  alimentaram as discussões.


Avanços

A Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas - REMADD, contou com total apoio do deputado Cabo Campos e do seu gabinete, onde traçaram juntos com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDES, um perfil das comunidades terapêuticas (CTs) da região metropolitana. 

A Secretaria de Saúde do Estado através do Departamento de Saúde Mental realizou uma reunião com os CTs no sentido de gerar um banco de dados para possibilitar o apoio as entidades.

 Esses avanços são frutos da insistência do deputado Cabo Campos para que os centros de tratamentos possam ser reconhecidos e tenham definitivamente vias para financiamentos próprios.

Mais avanços como fruto da Audiência:

Unificação das Frentes Parlamentares hoje existentes na Assembleia readequação na nomenclatura.

Revisão das Leis de Politicas sobre Drogas já criadas na Assembleia.

Direcionamento de recursos financeiros específicos para Saúde Mental

Realização entre os 25 e 28 de janeiro, do Encontro Estadual de Politicas sobre Drogas no campus da UFMA.

O deputado destacou importância da implementação do  Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas, para facilitar o combate prevenção e o tratamento, "Certamente precisamos implementar o Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas, pois através deste recurso poderemos pensar com legalidade sobre uma melhor prevenção nas escolas e comunidades. Poderemos articular as entidades que realizam o cuidado com as pessoas em situação de rua e que são afetados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Teremos também, mais CAPS ADs, funcionando e técnicos à disposição das famílias", disse Cabo Campos.

Para Margareth Cutrim a Audiência foi importante por reunir todos os elementos que tratam da questão do combate às Drogas, "Aqui conseguimos reunir todos e juntos podemos conhecer o esforço que o governo tem feito pra realinhar o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, parabenizo o deputado por mais essa iniciativa", afirmou.

Já para Márcia Rodrigues, diretora geral do CAPs AD, o evento foi fundamental para a união de forças na construção e melhoria das políticas sobre Drogas tanto a nível de estadual como municipal, "O município sempre esteve de braços abertos para essas iniciativas, eu pessoalmente confio na boa intenção do deputado Cabo Campos e a gente entende que aqui hoje, representando todo um trabalho que nós desenvolvemos no tratamento de pessoas com dependência química e com as propostas aqui apresentadas pelo deputado ao  governo e município, tudo isso só vai melhorar e contribuir com o nosso trabalho", afirmou. 

Segundo Erisson Souza, o apoio do deputado tem sido muito importante, " O deputado tem levantado essa bandeira de forma extraordinária, nunca antes um deputado se colocou nessa posição, claro, ele viveu essa situação, enquanto pessoa e ele venceu também as drogas, então é disso que a gente precisa, de parlamentares que tenham vivido o que o povo viveu, de parlamentares que sofreram o que o povo sofre, e a gente tem um aqui no Maranhão e ele se chama, Cabo Campos", afirmou emocionado o representante da REMADD. 

 Estiveram presentes representando o Governo do Estado, Margareth Cutrim, representando o município de São Luis, Márcia Rodrigues diretora geral do CAPs AD - São Luis,  José Gouveia Oliveira presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Piauí  - (PI), o representante da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas - REMADD, Erisson Souza, e Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil - FETEB.


Comentários