Apenas uma chapa disputará as eleições do Sinproesemma na próxima sexta, (16)





A uma semana da eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), a organização segue trabalhando a todo o vapor para garantir a realização do processo eleitoral na maior entidade de representação de classe do Maranhão. O pleito, que envolverá mais de 99 municípios, ocorrerá na próxima sexta-feira, 16, em todo o estado, das 8h às 20h.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Valdir de Castro, apenas a chapa 1 “Unidade e Luta por mais Conquistas”, encabeçada pelo professor Raimundo Oliveira, atual secretário de Administração e Patrimônio da entidade, participará do pleito.

O presidente da Comissão lembra que uma outra chapa foi indeferida por ser composta apenas de 99 nomes, desrespeitando a exigência de 110, e ainda apresentar representantes em apenas 20 municípios, quando a regra exigia 59 cidades, o que corresponde a três quintos dos núcleos do Sinproesemma.

Estrutura

Ao todo, serão 196 sessões eleitorais distribuídas nos 99 núcleos do Sinproesemma, sendo 113 urnas fixas e 83 itinerantes, que vão ampliar o acesso dos educadores à participação do pleito. Cada sessão funcionará com presidente da mesa e dois secretários, podendo ter um fiscal por chapa.

Para ter direito ao voto, de acordo com o Estatuto da Entidade, é necessário ser filiado há pelo menos três meses e está quite com a tesouraria há, no mínimo, 30 dias. Vale lembrar que os educadores não levaram falta caso efetuem o voto no horário de trabalho.

Comentários