Flávio Dino garante atuação das Forças de Segurança no Estado em reunião com presidente do TRE




Após a agenda com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o governador Flávio Dino foi até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para uma reunião com o presidente do órgão, desembargador Lourival Serejo. Na pauta do encontro, a reiteração de que as Forças de Segurança do Estado estão empenhadas em garantir o pleno andamento do processo eleitoral e a segurança da população maranhense.

Desde quando as facções criminosas iniciaram ataques a ônibus com o intuito de prejudicar a realização das eleições, o Governo do Estado tem unido esforços com as Forças Federais e a Guarda Municipal para garantir o pleito eleitoral com normalidade. Até o momento, já foram realizadas 73 prisões de envolvidos nos ataques criminosos, dos quais 23 detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, suspeitos de comandarem as ações foram transferidos na manhã deste sábado (1º) para o Presídio Federal de Mossoró-RN.

Na visita de cortesia ao TRE, o governador Flávio Dino destacou que, sob o comando da Justiça Eleitoral, existe a segurança de que as eleições estão sendo bem coordenadas. “Vim reiterar a disponibilidade plena das forças de segurança do Estado, assim como os demais servidores públicos para colaborar com a Justiça Eleitoral nesse momento, em que há uma grande exigência porque são múltiplas tarefas, especialmente, claro, com esse desafio atinente a temática da segurança”, destacou o governador.

Ele enfatizou, ainda, que os esforços feitos pelo aparato de segurança do Estado e com a presença das Forças Armadas, Exército, Marinha, Aeronáutica, as eleições serão seguras e seguirão com normalidade, com resultados sendo divulgados e com a paz nos 217 municípios do Maranhão. “E o Governo do Estado está empenhado nesse papel de auxiliar a Justiça Eleitoral para que isso ocorra”, reiterou.

O desembargador Lourival Serejo explicou que essa solidariedade institucional demonstrada pelo Governo é muito importante neste momento em que facções criminosas estão atuando com o intuito de prejudicar as eleições municipais. “Acredito que a partir de hoje à noite estará tudo superado, e vamos estar prontos para fazer uma grande eleição, como o povo quer para escolher seu novo prefeito e seus novos vereadores”, pontuou o presidente do TRE.

Força-tarefa


Por meio da Operação ‘Eleições 2016’, o Governo montou uma força-tarefa para garantir eleições limpas e seguras em todo o estado. Na Grande Ilha, o reforço foi ainda maior, em virtude dos atentados incendiários a ônibus e prédios públicos que seriam utilizados como zona eleitoral. Foi realizada, então, a ‘Operação Resposta’, com efetuação de prisões, revistas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, identificação e transferência dos 23 mandantes dos ataques para presídios federais.

O reforço na segurança foi garantido pelo governo através da união entre as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e por meio de solicitação da presença de tropas federais no Maranhão, formadas por homens do Exército Brasileiro e da Força Nacional. O governo firmou, ainda, uma parceria com a Prefeitura de São Luís, que disponibilizou agentes da Guarda Municipal para somar forças ao contingente policial.

Eleição segura

O Governo do Maranhão destacou 7,5 mil policiais para garantir uma eleição tranquila. As equipes estão distribuídas nos 217 municípios maranhenses, sendo o reforço mais intensivo em cidades com registro de atos violentos. Completam a equipe força-tarefa efetivo da Guarda Municipal e das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica. O trabalho inclui monitoramento de pontos suspeitos, abordagens a veículos e pessoas, rondas nas ruas, terminais de integração e locais onde há sessões de votação.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

Comentários