Saiba quem é Paêta Bezerra, 'Um militante social'


O sonho de eleger um vereador pelo voto direto na área Itaqui-Bacanga é antigo. O primeiro e único vereador eleito na região de forma direta foi Gabriel Ramos, em 1996, há exatos vinte anos, de lá pra cá, foram várias tentativas em vão por falta de união entre as "lideranças", da área. Até aparecer Júlio Pinheiro pelo PC do B, que cresceu rapidamente com a grande aceitação, nenhuma rejeição e com uma trajetória brilhante como militante estudantil e social.

Pinheiro nestas eleições seria candidato à vereador mas foi convidado pelo seu partido para assumir a vaga de pré-candidato à vice-prefeito na chapa Edivaldo Holanda Júnior pela coligação (PDT/PC do B). Com a mudança, o professor direciona o apoio do seu grupo político e lideranças, que passam a apoiar Paêta à vereador. Geralmente a tendência e sair cerca de trinta candidatos em ano eleitoral só no Itaqui-Bacanga, mas este ano, essas mesmas lideranças seguem com Júlio Pinheiro, agora unidas em prol do nome de Paêta que ganha cada vez mais força.

Assim como Pinheiro,  Paêta Bezerra conseguiu unir até mesmo os adversários em prol da sua eleição o que demonstra uma mudança de paradigma e sentimento de pertencimento que visa uma emancipação política e social para a região.




Perfil de Paêta

José de Ribamar Bezerra Filho o Paêta, agora candidato de Júlio Pinheiro, tem 37 anos de serviços prestados às comunidade carentes de São Luis. Natural de Vargem Grande é filho de família simples. Quem o conhece sabe que seus valores sempre foram voltados para a educação e o fortalecimento da família. Morador da Vila Embratel, Paêta sempre esteve envolvido com políticas públicas para as comunidades carentes.

A religiosidade também é presença forte na sua vida. Atuante nos trabalhos da Igreja Católica sempre se colocou à serviço dos projetos de evangelização e sociais da Igreja. Durante 26 anos esteve à frente da Romaria dos Trabalhadores no Itaqui-Bacanga.

Atuou em defesa da meia passagem em São Luis, foi presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (2007 à 2008), oportunidade em que dirigiu ações importantes ao longo de sua gestão, como o projeto Educação Para Limpeza Urbana (ELU), de grande impacto socioambiental para a região com a realização atividades como oficinas de reciclagem, compostagem, além de campanhas educativas em escolas sobre a importância do papel da sociedade para o destino correto dos resíduos sólidos.

Formado em gestão pública é casado e pai de quatro filhos. Atualmente é coordenador político da gestão Edivaldo Holanda Júnior. A decisão de concorrer a um cargo eletivo na Câmara Municipal de São Luis passa pelo projeto político do Partido Comunista do Brasil (PC do B), de propor para a sociedade um modelo de gestão voltada para o social.

Comentários