Governo entrega mais 12 Centros de Referência da Assistência Social







O Governo do Estado está descentralizando os serviços de assistência social, garantindo que os maranhenses das mais diversas regiões tenham acesso a serviços de proteção e atendimento integral às famílias, além dos benefícios sociais tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado. Para isso, foi iniciada em agosto uma maratona de entregas de equipamentos sociais: os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Neste sábado (3), foram entregues mais 12 Cras e um Creas.

Representando o governador Flávio Dino durante a entrega do Cras na cidade de Graça Aranha, a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Wilnete Carvalho, frisou a importância do Cras para as políticas públicas dos municípios. “As inaugurações dos equipamentos da Assistência Social vêm reforçar a política que o Governo do Estado, por meio da Sedes, desenvolve nessa área, cujo foco é garantir o acesso dessas famílias às políticas públicas, de modo que elas possam usufruir de uma rede de atendimento com toda a estrutura e serviços para acolher e responder às suas demandas”, afirmou.

O depoimento da lavradora Maria Rodrigues da Silva, de 77 anos, reafirma a importância dos equipamentos sociais para a população de Graça Aranha. “Tenho 11 filhos e 14 netos. Alguns são beneficiados pelo [programa] Bolsa Família, pelo Bolsa Escola, e para nós é muito bom esse Cras com tudo novo e confortável, porque aqui resolvemos tudo que a gente precisa. Além disso, tem o grupo que eu participo e gosto muito, a gente brinca, se diverte e relaxa a mente”, relatou.

Os novos prédios dos Cras e Creas que estão sendo entregues pelo Governo do Estado terão a manutenção e gestão realizada pelos municípios. Essa parceria foi destacada pela coordenadora do Cras de Graça Aranha, Janaína Silva. “Temos muito a agradecer ao governador Flávio Dino por termos sido contemplados a receber o novo Cras. Nossas atividades são bem dinâmicas e o novo prédio com os equipamentos vai atender nossas necessidades de trabalho”, disse.

Somente na cidade de Graça Aranha, o Cras atende 900 famílias, que são beneficiadas diariamente com diversos serviços de assistência social. São 180 crianças com idade entre 7 e 14 anos que participam de atividades de recreação, oficinas educativas e eventos musicais. Já os idosos se dividem em cinco grupos, e participam de atividades laborais, palestras motivacionais e exercícios físicos semanalmente.

As outras cidades beneficiadas com entregas de Cras neste sábado foram: Paulo Ramos, Poção de Pedras, Alto Alegre do Pindaré, Esperantinópolis, Lima Campos, Lago do Junco, Trizidela do Vale, Pedreiras, Lago dos Rodrigues, Bernardo do Mearim e Igarapé Grande. Em Pedreiras, além da entrega da unidade do Cras, a cidade também recebeu uma unidade do Creas. A maratona de entregas dos equipamentos sociais prossegue na próxima semana.

Comentários