segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Edivaldo lidera em todas as pesquisas realizadas em São Luís







Por Manoel Santos Neto (Jornal Pequeno)

As últimas pesquisas eleitorais, realizadas em São Luís por diferentes institutos, confirmam a liderança do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição.

A pesquisa mais recente, divulgada na sexta-feira (9) pelo Instituto Data M, mostra que Edivaldo mantém-se líder, Wellington do Curso é o segundo colocado e Eliziane Gama cai. A vantagem de Edivaldo é folgada em todos os cenários avaliados. Na pesquisa espontânea, o candidato pedetista abriu 15,9 pontos à frente do segundo colocado. Edivaldo Holanda Junior aparece com 34,8% das intenções de voto, seguido por Wellington do Curso com 18,9%, Eliziane Gama com 6,1%, Eduardo Braide com 2,5%, Fabio Câmara com 1,7%, Rose Sales com 1,4%, Cláudia Durans 1,1%, Zé Luís Lago com 0,1%, e por último Valdeny com 0,0%. Não sabem ou não responderam 23,6% e os que não irão votar em prefeito somam 9,9%. Na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) aparece com 39,6% das intenções de voto, seguido de Wellington (PP) com 23,7%, Eliziane Gama (PPS) com 7,9%, Eduardo Braide (PMN) com 3,0%, Fabio Câmara (PMDB) com 2,2%, Rose Sales (PMB) com 1,8%, Cláudia Durans (PSTU) com 0,9%, Zé Luis Lago (PPL) com 0,1% e Valdeny Barros (PSOL) não pontuou. Estando ainda indecisos 8,6%, e os que responderam que não votariam em nenhum dos candidatos somam 12,3%.

O levantamento, encomendado pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), entrevistou 1.000 eleitores, entre os dias 5 e 7 de setembro, e foi registrado no TRE sob o protocolo MA-03852/2016. A margem de erro da pesquisa é de 3,1% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.

INSTITUTO EXATA

Também na sexta-feira, a TV Guará divulgou, no Jornal Maranhão Acontece, o resultado de uma pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Exata. No primeiro cenário analisado, a pesquisa colocou à disposição os nomes dos nove candidatos a Prefeitura da capital e perguntou: se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para Prefeito de São Luís? Em primeiro lugar está Edivaldo Holanda Júnior com 32% das intenções de voto, em segundo Wellington do Curso que marcou 25 pontos percentuais. Eliziane Gama vem logo a seguir com 15%, Eduardo Braide marcou 3%. Rose Sales e Fábio Câmara, cada um, foi citado por 2% dos entrevistados. Zé Luís Lago do PPL e Cláudia Durans marcaram 1% cada. Valdeny Barros foi citado por menos de 1% dos entrevistados. Nenhum, branco e nulo marcou 10%. Não sabem 9%.

A pesquisa Exata e TV Guará foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o numero MA-01034/2016. Foram ouvidas entre os dias 5 e 07 de agosto, 800 pessoas na Zonal Rural e Urbana de São Luís. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. E o grau de confiabilidade é de 95%.

A pesquisa de intenções de votos do instituto Escutec apresenta o prefeito Edivaldo Holanda Júnior na primeira colocação com 33,5% da preferência do eleitorado. O candidato Wellington do Curso é o segundo colocado no levantamento, com 22,3% das intenções de votos. Ele está à frente de Eliziane Gama, que aparece na pesquisa com 15,8% das intenções de votos. O resultado apresenta o deputado estadual Eduardo Braide, candidato a prefeito pelo PMN, com 4,5% da preferência do eleitorado, contra 3,8% do vereador Fábio Câmara (PMDB), da coligação “Coragem Pra Fazer”; 2,3% da vereadora Rose Sales (PMB); 1,0% de Zeluis Lago (PPL); 0,5% de Cláudia Durans (PSTU) e 0,1% de Valdeny Barros (PSOL), da coligação “São Luís, o Caminho é Pela Esquerda”. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos a prefeito, Edivaldo lidera com 29,1% das intenções de votos; Wellington aparece na segunda colocação com 19,1%; Eliziane Gama continua na terceira colocação, com 10,5%; Eduardo Braide aparece logo em seguida com 2,6%; seguido de Fábio Câmara, com 2,5%; Rose Sales, com 1,3%; Zeluis Lago, com 0,3% e Cláudia Durans, com 0,3%. Apontaram o item ninguém, 10,3% dos eleitores entrevistados e não souberam ou não responderam, 24,1%.

A pesquisa Escutec de intenções de votos foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00724/2016. A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro, possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.