Secretário de Meio Ambiente participa de cerimônia de entrega da ETE Vinhais







O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho, participou, junto com o Governador Flávio Dino, da entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais , uma das maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Com a nova ETE será possível elevar de 4% para 70% o índice de tratamento de esgoto da capital maranhense, até 2018, um resultado do grande esforço do Governo do Estado em diminuir os impactos ambientais nos corpos hídricos e melhorar a qualidade de vida em São Luís.

“A ETE Vinhais será responsável por tratar grande parte dos esgotos que estão sendo interceptados ao longo da margem direita do Rio Anil, o principal da cidade. Esta tarefa reflete diretamente nas condições de balneabilidade das praias, uma vez que o Anil é o principal rio contribuinte de esgotos na baía de São Marcos”, disse o Secretário.

Ocupando uma área de 3,1 hectares, a ETE vai atender 48 bairros, beneficiando, assim, cerca 350 mil moradores. Com o completo funcionamento, terá capacidade de tratar 1.200 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, terá capacidade de tratar 700 litros por segundo. O Governo está retirando o esgoto in natura do Rio Anil e, com isso, melhora a qualidade de todos os nossos corpos hídricos e contribui para esse grande projeto de recuperação das praias. É uma obra de grande importância para o meio ambiente e para saúde da população de São Luís.

Comentários