Governador Flávio Dino entrega mais 45 novas viaturas que vão reforçar a segurança na capital e no interior

Governador Flávio 
“Nós estamos dando mais um passo no processo de qualificação das forças policiais do nosso estado”. Com esta declaração, o governador Flávio Dino entregou 45 novas viaturas, modernas e equipadas, para a Polícia Militar do Maranhão em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10), na Praça Maria Aragão. Ao todo, o Governo do Maranhão já colocou nas ruas 279 novos veículos e motocicletas para o combate da criminalidade e a garantia da segurança pública em todo o estado.

A entrega de novas 45 viaturas é ação integrante do Pacto pela Paz com o objetivo de articular as políticas de prevenção e repressão ao crime. Os novos veículos possuem alta tecnologia, com sistema de transmissão, rastreamento e armazenamento de imagens e são equipados com tabletes para monitoramento das operações em tempo real; GPS e sistema de localização; câmeras internas e externas; além de radiocomunicação compatível com o sistema digital da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

De acordo com o governador, a entrega de mais 45 viaturas faz parte de um processo contínuo, planejado e organizado para melhorar a segurança pública no Maranhão, que envolve a valorização dos policiais e investimentos nos recursos materiais. “Tenho certeza que os resultados já melhores do que em 2015 e em 2014 vão avançar ainda mais. É esse o nosso objetivo: garantir que com essa qualificação nós possamos ter os resultados que a comunidade espera, precisa, e, acima de tudo, merece”, ressaltou Flávio Dino.


“Nós já entregamos este ano 279 viaturas para as polícias maranhenses, que estão sendo usadas na Região Metropolitana e em todas as demais regiões do Maranhão. Adotamos critérios técnicos que levaram em conta as cidades que não haviam recebido viaturas antes, assim como aquelas em que há uma ocorrência maior de crimes. Tínhamos estabelecido para este ano a entrega de 300 novas viaturas, mas certamente ultrapassaremos esse número, chegando a 400 novas viaturas”, anunciou o governador Flávio Dino durante a solenidade.

O mapa de distribuição das novas viaturas segue a política estratégica de combate à criminalidade estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que vem gerando resultados positivos como a redução de 20% dos registros de homicídios dolosos na Região Metropolitana de São Luís na relação entre os primeiros semestres de 2014 e 2016.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou que essas viaturas modernizarão a estrutura do sistema de segurança. Ele explicou que foi realizado um mapa de distribuição dos veículos considerando questões estratégicas de segurança no interior do Estado e que mais de 100 novas viaturas serão entregues até o final deste ano. “Sede de batalhões, sede de regionais e cidades menores que são estratégicas no deslocamento de criminosos, notadamente em relação aos limites entre os estados”, citou Portela explicando qual foi e qual será a prioridade de distribuição dos novos equipamentos.

Além das viaturas, o secretário anunciou que a Polícia está treinando a Força Tática e os Grupos de Operações Especiais dos batalhões que receberão essas viaturas e investindo R$ 1 milhão na aquisição de fuzis para fazer o controle da movimentação de criminosos no interior do Estado. “Uma parte destas viaturas também vai para o leste da Região Metropolitana, na área compreendida nos bairros Cidade Operária e Cidade Olímpica, além das cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar”, realçou.

O comandante-geral da PM, Coronel Pereira, enfatizou que as viaturas têm um papel essencial na logística do combate à criminalidade. “Mais viaturas que irão se somar as muitas que já foram entregues assim como os recursos humanos e equipamentos de modo geral, para que nós possamos cada vez mais implementar as nossas estratégias e com isso alcançar melhores índices”, reiterou.

Patrulha Maria da Penha

Durante a entrega das 45 novas viaturas, o governador anunciou que parte deste contingente será destinado para a Patrulha Maria da Penha, iniciativa que tem como propósito de assegurar a integridade de mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica e familiar.

“Precisamos fazer com que isto seja uma prática que fique no passado. E é por isso que nós estamos reforçando as forças policiais, para melhorar a qualidade de vida e proteger o direito de todos, sobretudo o direito de quem mais precisa”, completou o governador.

Também participaram da solenidade de entrega das 45 novas viaturas o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, o secretário municipal de Segurança com Cidadania de São Luís, Breno Galdino, os deputados estaduais Cabo Campos, Rafael Leitoa, Zé Inácio e Marco Aurélio, além de centenas de policiais e a sociedade em geral.

Comentários