Agritec de Zé Doca fortalece agricultura familiar no município







“Para mim é uma benção dada por Deus e por pessoas que se interessam pelo povo que mais precisa”, opinou emocionado Cícero Martins, do povoado Nova Conquista, de Zé Doca. Ele tem 68 anos e há 12 esperava ter a titularidade da terra onde mora e produz. A entrega de 52 títulos de terra para os agricultores familiares de Zé Doca e região foi um dos destaques da primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em Zé Doca, realizada no Assentamento PA Belém, Vila Boa Esperança, nos dias 4 a 6 deste mês.

O evento deixou 1.258 agricultores capacitados e gerou R$ 714.301 mil em contratos com instituições bancárias, além da comercialização dentro da Feira. A Agritec tem como objetivo levar conhecimento e acesso a novas tecnologias de baixo custo e fácil acesso a agricultores familiares.

“É impossível desenvolver o Maranhão sem que tenhamos uma agricultura familiar forte, porque essa atividade tem a capacidade de gerar alimentos, oportunidade para que milhares de pessoas tenham acesso à renda e consigam desenvolver outros setores econômicos, porque a agricultura familiar forte significar desenvolver o comércio e o setor de serviços como vemos em várias cidades do Maranhão”, exaltou o governador Flávio Dino na Agritec, em Zé Doca.

Francisco Magalhães percorreu 150 quilômetros do município Presidente Médici, onde mora, para aproveitar conhecimentos disponibilizados com a Agritec em Zé Doca. “É uma oportunidade que a gente tem para adquirir mais conhecimentos, e as experiências tiradas aqui poderemos aplicar lá na nossa produção e repassar aos nossos amigos produtores”, disse. Ele e mais uma equipe foram à Agritec para comercializar diversos produtos do babaçu como o sabonete, azeite, material de limpeza.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, o espaço também é um resgate da vocação agrícola do estado. Segundo ele, o Governo tem a missão de tornar visível quem foi, por longos anos, invisível. “Nós teremos aqui seminários, palestras e, ao mesmo tempo, nós estamos mostrando a nossa crença, a nossa fé de que esse é o caminho fundamental: a junção de quem quer trabalhar e precisa ter acesso às políticas públicas, e é para isso que o governo oferece esse apoio à comercialização, apoio técnico e assistência técnica”, afirmou Adelmo Soares.

Outro destaque na Feira foi relacionado à tecnologia. O ‘Triturador de capoeira’ é um equipamento preso a um trator de rodas, que tritura a vegetação conhecida como capoeira e que após este processo, fertiliza o solo com os resíduos orgânicos conseguidos, promovendo o aumento da produtividade na propriedade e impedindo a emissão de carbono, substituindo também o uso do fogo, tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais no preparo do solo e abertura de novas áreas agrícolas.

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, participou da demonstração do equipamento numa área de plantio e destacou a importância das ações integradas entre a Agerp e a SAF, colaborando com a prestação de assistência técnica para os agricultores e a possibilidade de viabilização dos equipamentos para cooperativas e associações por meio da Chamada Pública do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com R$ 6 milhões em recursos.

“Estamos diante de uma possibilidade real de desenvolvimento da agricultura familiar, vamos mobilizar todos os gestores da Agerp, com o objetivo de beneficiar os agricultores e o meio ambiente”, disse o presidente.

Serviços

As Secretarias de Estado prestaram diversos serviços à população na região do Médio Sertão durante os três dias de evento. O viva Cidadão realizou 724 atendimentos com emissão de RG e CPF. O Projeto ‘Fazendo Educação’, desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), foi um dos destaques na programação. A Secretaria da Fazenda esclareceu dúvidas sobre emissão de nota fiscal online e a Secretaria da Saúde realizou centenas de atendimentos aos visitantes da Agritec.

Durante a Agritec, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) realizou mais de 20 atendimentos em comissão de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), que é uma ferramenta utilizada para auxiliar o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Além disso, a Agência expôs espaço tecnológica de meliponicultura e também curso de criação racional de abelhas. Tiveram ainda participação das Regionais de Presidente Dutra e Codó que levou o Projeto Biofort.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema SAF, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeituras e Movimentos Sociais como a Aconeruq, Fetaema, Fetraf-MA, MIQCB e MST.

Comentários