Pesquisa Exata: Eliziane Gama e Edivaldo Holanda Jr lideram intenções de voto

Fonte: TVguara.com

O cenário para as eleições municipais para a Prefeitura de São Luís começa a ficar acirrado a menos de 58 dias da campanha eleitoral. Para conhecer as intenções de voto da população ludovicense, a TV Guará em parceria com a Federal das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) encomendou pesquisa eleitoral, realizada pela empresa de pesquisa Exata.

No primeiro cenário, com entrevistas do tipo espontâneo, 13% dos eleitores afirmou que, se as eleições fossem hoje, votariam em Edivaldo Holanda Júnior, atual prefeito e candidato a reeleição; em segundo lugar aparece a candidata Eliziane Gama (PPS), com 8% das intenções de voto, seguida pelo candidato Wellington do Curso (PP), terceiro colocado, com 4% dos votos. Neste item, 57% indicou que ainda não sabe em quem votar e, ainda, 12% afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos.

Na projeção do tipo estimulada, onde os entrevistados recebem uma lista para que escolha uma alternativa, o atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e a deputada federal Eliziane Gama estão tecnicamente empatados com 23% dos votos. Em terceiro lugar surge o candidato Wellington do Curso, com 18%. Votos brancos, nulos ou nenhum dos candidatos mencionados foi escolhido por 11% dos entrevistados. 6% ainda não sabe em quem votaria, caso as eleições fossem hoje.

Na simulação com apenas quatro candidatos ao cargo de Prefeito (Eliziane Gama, Edivaldo Holanda Junior, Wellington do Curso e Bira do Pindaré), os candidatos Eliziane Gama e Edivaldo Holanda Junior aparecem, novamente, empatados, tecnicamente, com 25% das intenções de voto para cada; Wellington do Curso aparece em terceiro, com 21%; e Bira do Pindaré, em quarto, com 9% das intenções.

A pesquisa foi realizada nos dias 13 a 16 de junho, em São Luís, com as principais tendências políticas nas candidaturas de prefeito e vereador para as Eleições 2016.

Foram entrevistados 800 pessoas, dos sexos masculino e feminino, com idade a partir de 16 anos, residentes dos bairros da zona urbana e rural. A margem de erro da pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e tem um intervalo de 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA – 00024/2016.

Comentários