Prefeito Edivaldo realiza pacote de ações na região do Bacanga



Prefeito Edivaldo realiza pacote de ações na região do BacangaObras da Prefeitura de São Luís que vão desde a reforma e ampliação de campo de futebol e reassentamento de famílias até a construção de canais para escoamento de águas pluviais já estão em fase de conclusão nos bairros do Sá Viana, Vila Embratel, Jambeiro, Piancó e e áreas adjacentes. O conjunto de ações é mais um compromisso do prefeito Edivaldo junto à população que vive na margem esquerda da Bacia do Bacanga. As obras estão inseridas no Programa Bacia do Bacanga, coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).

O prefeito Edivaldo determinou estudo e projeto da Sempe com objetivo de captar recursos e viabilizar o atendimento à demanda da população daquela área. O Programa Bacia do Bacanga foi elaborado a partir deste estudo e tem conseguido avanços com investimentos financeiros provenientes do Banco Mundial e do governo federal.

“Estamos realizando, hoje, muitas obras com foco específico na bacia do Bacanga para proporcionar a melhoria nas condições de vida da população dessa área da nossa cidade. Estou muito feliz em poder estar honrando mais este compromisso. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais o programa e continuar a oferecer à comunidade esses benefícios”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, explicou que as políticas públicas desenvolvidas pela pasta favorecem atualmente cerca de 230 mil pessoas. O objetivo é beneficiar a população por meio de iniciativas que garantam avanços em aspectos socioeconômicos e ambientais. “A execução do Programa Bacia do Bacanga segue duas determinações importantes do prefeito Edivaldo: promover o desenvolvimento da região e garantir mais qualidade de vida da população”, disse Gustavo Marques.

REASSENTAMENTO



Para auxiliar no reassentamento das famílias residentes em áreas de risco de inundação situadas na margem esquerda da Bacia do Bacanga, mais precisamente nos bairros do Sá Viana, Jambeiro e Piancó, a Prefeitura de São Luís viabilizou a inclusão de 108 famílias em unidades habitacionais do Residencial Piancó, do Programa Minha Casa, Minha Vida. O benefício foi possibilitado a partir das articulações entre a Sempe e as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Urbanismo e Habitação (Semurh).

As 108 famílias já contempladas receberam seus apartamentos em dezembro de 2014. Em abril de 2015, mais 263 famílias tiveram o cadastro aprovado, de modo que ainda este ano devem sair das áreas de risco e ir para moradias mais dignas.

“O apartamento em que moro é excelente. Tenho só a agradecer à Prefeitura de São Luís, ao prefeito Edivaldo, que proporcionou à minha família um recomeço de vida. E também sei que muitas obras estão sendo feitas para melhorar nosso bairro”, disse a vendedora autônoma Lindelma Santos Silva, de 34 anos.

A Prefeitura de São Luís também está trabalhando na pavimentação asfáltica das 76 ruas do Residencial Paraíso. Logo após concluir a pavimentação da avenida, a equipe de trabalho segue para outras ruas. Algumas delas vão receber pavimentação asfáltica e outras, pavimentação em bloquete, como é o caso da Rua da Estrela, onde os serviços já foram iniciados.

FUTEBOL


No bairro do Sá Viana, uma reivindicação antiga dos moradores começa a tomar forma. Trata-se do Estádio Cardosão, localizado na rua São Paulo. A obra contempla a reforma e ampliação do campo de futebol, restauração de alambrado (tela metálica) com 5,80 metros de altura e colocação de grama natural.

Com uma dimensão total de 7.737,14 metros quadrados (57 X 88m), o Cardosão terá uma arquibancada com capacidade para aproximadamente 500 pessoas, vestuário para atletas, lanchonete, banheiros, salas administrativas, além de um sistema de iluminação eficiente que garantirá a realização de partidas noturnas.

Outro benefício incluído no estádio é a instalação de uma academia ao ar livre, nos fundos do campo, aparelhada com equipamentos para a prática de atividades físicas. O projeto beneficiará não apenas os moradores do Sá Viana, como também dos bairros circunvizinhos.

Conforme destacou o comerciante José Fonseca, 57, conhecido como "Suquinho", todos os investimentos feitos no bairro vieram para melhorar a qualidade de vida. Com a finalização das obras, a população vivenciará melhorias na infraestrutura do Sá Viana. “Este campo de futebol estava abandonado e já estamos ansiosos com as mudanças que ocorrerão ao redor do estádio com a inauguração do Cardosão”.

PRAÇAS


Além do estádio Cardosão, a Prefeitura realiza também a reforma de duas praças no Sá Viana. Uma delas serve como feirinha aos finais de semana e fica localizada na principal avenida do bairro (Conego Ribamar de Tavares). A segunda praça fica em uma esquina anteriormente abandonada. O local foi reformado beneficiando assim a comunidade com novas estruturas de paisagismo e urbanização, além de colocação de playground e de jogos de tabuleiro nas praças.

“Agora podemos brincar com os filhos em praças arborizadas e com playgrounds. Inclusive nós mesmos podemos fazer nossos exercícios nas academias ao ar livre que estão sendo instaladas nos bairros”, falou a dona de casa Léa Teresa Pereira, 35 anos.

CANAL

Ainda como parte das ações do programa Bacia do Bacanga, a Sempe coordena, na área do Sá Viana, a obra de drenagem do canal do Jambeiro, que abrange uma área de 760 metros. A construção deve reduzir os problemas de alagamento no bairro e áreas vizinhas. A obra é financiada com recurso do PAC 2, e ocorre nos bairros do Jambeiro e Piancó.

Comentários