SETRES realiza reunião do Pró-Catador/MA em Imperatriz


Reunião com o prefeito Sebastião Madeira
Visando dar continuidade às ações Pró-Catador Maranhão projeto que visa fomentar o desenvolvimento dos grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis no estado a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) realizou reunião de trabalho no município de Imperatriz.

Reunião com a Diretoria da ASCAMARI e o assessor do técnico do SEBRAE
O objetivo da visita foi debater com os agentes sociais e gestores públicos, catadores, representantes de Cooperativas e sociedade civil organizada, temas como: o cumprimento pelos municípios da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos Resíduos Sólidos, inclusão social, formalização das associações e cooperativas, consolidação de parcerias com empresas através de projetos, organização da coleta seletiva, inserção dos catadores no Cadastro Único (CadÙnico), entre outros.

Uma das medidas tomadas pela SETRES, em Imperatriz foi tornar mais efetivo o acompanhamento dos grupos de catadores pelo agente local, que agora passa a ser mais permanente. O município detém um dos maiores lixões do estado e não tem o plano de resíduos sólidos e nem terreno para construção do lixão, fato que está sendo acompanhado e discutido pela equipe técnica do projeto com a gestão municipal.

O Pro-Catador-MA é realizado no estado em parceria com o Governo Federal e o seu objetivo central é a criação de redes de cooperação e comercialização de produtos derivados da coleta seletiva de forma a promover a inserção socioeconômica dos trabalhadores e trabalhadoras através da autogestão.


Comentários