Projeto Pró-Catador Maranhão é executado com êxito em 40 municípios

Barreirinhas/MA

O Pró-Catador Maranhão Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania vem sendo executado com êxito nos quarenta municípios atendidos pelo projeto, uma ação da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária-SETRES realizada através de convênio com o Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária-SENAES.

O objetivo é integrar e articular as ações da Economia Solidária com fomento à organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, melhorando as condições de trabalho desses trabalhadores, ampliando as oportunidades de inclusão social e econômica, expandindo a coleta seletiva de resíduos sólidos, a reutilização e reciclagem nos dez territórios beneficiários. A meta é fomentar grupos econômicos solidários de catadores e catadoras, organizando-os em redes de cooperação e comercialização de seus produtos.


Cadastro dos beneficiários no município de Raposa
Todos devem participar


Gestores públicos, líderes comunitários e catadores são convidados a participar e discutir o problema que afeta diretamente a humanidade. A SETRES deu início às atividades do projeto Pró-Catador Maranhão, com um recenseamento dos trabalhadores, identificando-os e visitando os locais em que trabalham para traçar o perfil dos catadores e catadoras maranhenses. Superada esta etapa, foram realizadas oficinas locais nos territórios participantes do projeto.

O secretário adjunto do Trabalho e da Economia Solidária Júlio Guterres destacou a importância do programa e a valorização da atividade de catação, “Este é mais um importante projeto do Governo do Maranhão, que tem como objetivo a cidadania e dignidade de catadoras e catadores, através das oficinas eles aprendem o valor que tem essa atividade. O Pró-Catador é um programa de extrema importância para toda a sociedade maranhense”, concluiu.


Os quarenta municípios estão divididos em dez territórios:

Território 01- Alto Turí e Gurupi: Presidente Médici; Santa Inês; Zé Doca; Santa Luzia; Araguanã.

Território 02- Cerrado Amazônico: Imperatriz; Açailândia. Buriticupu,

Território 03 – Cocais: Timon; Caxias; Codó; Lagoa Grande. Bacabal

Território 04 – Metropolitano: São Luís; São José de Ribamar; Paço do Lumiar; Raposa.

Território 05 – Vale do Itapecuru: Matões; Itapecuru; Miranda do Norte. Vargem Grande;

Território 06 – Baixada Ocidental: Pinheiro; Guimarães.

Território 07 – Cerrado Sul: Balsas; São Francisco do Brejão; Nova Colinas, Barra do Corda, Grajaú

Território 08- Lençóis/Munim: Humberto de Campos; Bacabeira; Barreirinhas.

Território 09 – Campos e Lagos: Matinha; Viana

Território 10 – Baixo Parnaíba: Belágua; Tutóia; Chapadinha; Água Doce; São Bernardo; Araioses; Santana do Maranhão.


Comentários