Representantes nacional da CTB cumprem agenda sindical no Maranhão

Presidente da CTB-MA Joel Nascimento, Vice Presidente do Sinproesemma Benedita Costa, Nivaldo Santana e Carlos Rogério da CTB nacional e Hildenete CTB-MA

Com o objetivo de fortalecimento da categoria dos trabalhadores no estado, o vice presidente Nivaldo Santana, e o secretário de Política Sociais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Nacional), Carlos Rogério Nunes, cumpriram no início da semana uma vasta agenda de reuniões, palestras e visitas à sindicatos em São Luis. Além de fazer um balanço da atuação e crescimento da (CTB-MA), a visita também serviu para conhecer os representantes dos sindicatos filiados e demais lideranças da Central no estado.

Os representantes da CTB nacional, participaram de plenária no Sinproessema, prestigiaram a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), visitaram alguns sindicatos como: o Sindicato dos Trabalhadores na Pesca e Agricultura de São Luis (STPA), e Federação dos Pescadores e Pescadoras do Maranhão (FESPEMA), e cumpriram agenda de reuniões com o governo do estado.

Além de fazer um balanço da atuação da Central, outro objetivo da vinda da CTB, ao Maranhão segundo o seu vice-presidente nacional, foi alertar os trabalhadores da necessidade de um maior protagonismo sindical a nível nacional com vistas às próximas eleições de 2016. Para Nivaldo a classe dos trabalhadores está carente de parlamentares realmente comprometidos com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras no país. Segundo o sindicalista a atual conjuntura política no Brasil, nos planos político, econômico, e social, trás uma responsabilidade maior para as centrais sindicais.

"Particularmente consideramos que o fortalecimento da CTB é um imperativo importante nessa conjuntura, que estamos vivendo. É importante conseguir avanços nas áreas institucionais é importante que o sindicalista consiga uma representação nesses espaços políticos de poder! A CTB está em todos os estados, e tem tido uma atuação protagonista nesse embate, mas vamos precisar atuar de forma mais incisiva, a responsabilidade é grande também da CTB-MA, de dirigir as lutas, as grandes batalhas travadas nacionalmente e aqui no estado", disse.

Sobre o atual governo Flávio Dino, Nivaldo foi otimista, " O Maranhão vive um momento de renovação muito grande, temos um governador comprometido com as causas democráticas e populares, isso oxigena o ambiente político, mas para garantir a continuidade desse processo político renovador, é fundamental o aumento da organização dos trabalhadores, o fortalecimento dos sindicatos, e da capacidade de mobilização", pontuou.

Contra o Golpe

Contra a ofensiva conservadora em Brasília que busca a qualquer custo encurtar o mandato da presidente Dilma Rouseff (PT), o vice-presidente nacional da CTB, afirmou,  " Eles, investem não apenas no golpe contra a presidenta, mas essa luta também se dá no plano das politicas sociais, e econômicas à exemplo o PL da Terceirização, uma clara tentativa de enterrar a legislação trabalhista, com um artifício empresarial de acabar com os direitos dos trabalhadores",

Paralelamente em apoio à democracia e contra o Golpe, está a defesa dos direitos dos trabalhadores, dos direitos sociais e da retomada do crescimento econômico, questões segundo o sindicalista, que estão interligadas, "Os trabalhadores são os principais interessados na manutenção da democracia, defendemos a soberania popular consagrada nas urnas, essa defesa vem acompanhada da defesa dos direitos dos trabalhadores, isso é que vai dar sustentabilidade política e social e econômica, ao projeto político progressista em curso no nosso pais", afirmou.



Comentários