Deputados Maranhenses, o povo quer saber: incêndio na terra indígena Arariboia foi criminoso?!!


Há mais de 15 dias sob o comando do coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, o Corpo de Bombeiros Miliar, vem tentando quase que inutilmente controlar  o maior incêndio já VISTO em terras íngenas no estado. A reserva indígena Arariboia no região centro do sul do Maranhão chora e derrete em um  Fogaréu sem precedentes.

Uma ofensiva triste à essa gente. Os Índios Guajararas correm o risco de passarem fome, pois, tiveram suas plantações devastadas! O caso é gravíssimo e requer ação imediata, pois até uma equipe que está na área para combater um desastre maior, foi vítima de uma EMBOSCADA. 

CRIME?!

O IBAMA está usando duas aeronaves, que ajudam as equipes em terra no combate as chamas. Ao todo na reserva, de 420 mil hectares, vivem 13 mil índios. Segundo o IBAMA, o fogo já destruiu cerca de 45% da área de proteção ambiental. São cerca de 200 mil hectares de mata que foram queimados. A estimativa é que entre 5.000 a 8.000 tenham perdido suas plantações.

Índios isolados



Isolados os índios da tribo Awa-Guajás se tornaram uma preocupação à parte das autoridades. Sem contato com a civilização, eles seriam os mais vulneráveis ao fogo na região, que também sofre com a ação criminosa e descontrolada dos madeireiros.

PERGUNTAS URGENTE: Cadê as bancadas estadual e federal, em defesa dos nossos Índios?! E mais, CADÊ AS CHAMADAS "FRENTES PARLAMENTARES", EM DEFESA DESSA GENTE, CADÊ OS PARTIDOS DEFENSORES DAS CAUSAS AMBIENTAIS!?? OS ÍNDIO TERIAM SIDO VÍTIMAS DE AÇÃO CRIMINOSA, POR PARTE DE QUEM?!

Como se não bastassem OS INDÍGENAS serem ABERTAMENTE vítimas de assassinatos por grupos de madeireiros que impõem a própria lei, o povo da mata sofre com o esquecimento, daqueles que pregam "amor",  às minorias e SE DIZEM AMBIENTALISTAS!

Não vi, nem ouvi, algum parlamentar se posicionar e promover algo efetivamente em defesa dos índios maranhenses... Pois nas tribunas é fácil fazer algumas coisa. Mas o que de fato saí do papel?!

A responsabilidade é de todos.

Comentários