sábado, 15 de agosto de 2015

Bequimão realiza 5ª Conferência Municipal sobre saúde

Prefeito Zé Martins discursando na abertura da 5ª Conferência sobre saúde

Com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas,” a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Bequimão, realizou na última quarta feira (12) a 5ª Conferência Municipal sobre saúde pública. O evento aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão e contou com a participação de funcionários da secretaria de saúde, vereadores, secretários e sociedade civil. 

Durante o evento, o conferencista, Dr. Américo de Jesus Soares Araújo, falou sobre Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade. Ainda em sua explanação, Américo falou sobre a Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde. Para finalizar seu discurso, o palestrante destacou a importância da Ciência, Tecnologia e da inovação do SUS. 

O prefeito Zé Martins (PMDB) esteve presente e falou de seus 31 meses de gestão em Bequimão. Durante sua fala na abertura da Conferência, ele destacou o bom trabalho feito pela secretaria desde que assumiu a prefeitura do município, em janeiro de 2013. 


“Essa 5ª conferência é para discutirmos o planejamento para os próximos anos com a participação de todas as pessoas envolvidas, entre elas: Comunidade, Médicos, Técnicos e Enfermeiros, Agentes de Saúde e toda equipe da saúde. É bom lembrar que estamos apenas há dois anos e sete meses na gestão, mas não podemos deixar de lembrar dos avanços que a saúde de Bequimão já alcançou, com um hospital de 20 leitos, onde a saúde básica funciona com qualidade. Hoje somos referência na baixada, onde estamos atendendo até pessoas de outros municípios. Temos respeito com o povo e com responsabilidade e compromisso, estamos fazendo um serviço de qualidade”, destacou Zé Martins.

Para o Secretário Bastico Moraes, o trabalho é árduo e conta com uma equipe empenhada, dedicada e que gosta de trabalhar. Segundo Bastico, o desafio é grande e só está dando certo porque o time montado veste a camisa mesmo.

Prefeito Zé Martins ao lado do secretário de saúde, Bastico Moares e da adjunta Ramone Araújo

“Essa conferência é feita a cada dois anos aqui em Bequimão, e este ano o tema é nacional, escolhido pelo Ministério da Saúde, e nós aqui em Bequimão saímos na frente e por isso estamos colhendo bons frutos através das orientações dos governos Estadual e Federal. Esse trabalho é resultado de uma promessa de campanha do Prefeito Zé Martins e se faz com responsabilidade e respeito ao povo bequimõense. Vamos está representando o município nas Conferências estadual (Outubro) e nacional (Dezembro). O nosso compromisso é dar dignidade a população e hoje somos referência em saúde na baixada maranhense”, destacou Bastico Moraes.

Representando o poder legislativo de Bequimão, o presidente da Câmara, vereador Jorge Filho (PP), falou da importância de uma Conferência sobre saúde e do grande trabalho realizado pelo Prefeito Zé Martins.

“Já tivemos outras Conferências aqui no município e as avaliações são as melhores possíveis. Quanto à saúde, é muito importante para o município, principalmente pela grandeza que o prefeito tem visto a gestão, valorizando toda população, nos principais eixos da administração. O prefeito Zé Martins está de parabéns, não só por hoje, mas pelo que vem fazendo no município desde 2013”, finalizou o vereador.

Já o diretor clínico do hospital Lídia Martins, Dr. Washington Oliveira, um dos médicos mais queridos do município, fez uma explanação da saúde em Bequimão e falou do orgulho em trabalhar em uma gestão que valoriza o povo, que dar condições de trabalho e que tem um time competitivo na saúde.

“A participação da sociedade juntamente com os profissionais de saúde e as autoridades de saúde do município, traz o melhor para nossa população. O compromisso do Secretário, o compromisso do prefeito em formar uma equipe competente onde se trabalha bem a atenção básica, prevenindo as doenças das pessoas e também cuidando do próprio hospital para que tenhamos bons resultados, faz toda diferença. Nosso objetivo na conferência é estabelecer estratégias de saúde, uma vez que a gente vê o progresso da saúde pública de Bequimão. Então o município de Bequimão está de parabéns por organizar e dar fim ao um problema que assolou o povo por muito tempo e agora virou referência no estado”, destacou o médico.

O conferencista Américo Araújo, falou da importância do evento e destacou o avanço já feito pelo prefeito Zé Martins nesses mais de 30 meses de gestão. Américo ainda destacou o empenho tanto das equipes de saúde, quanto do poder público e da sociedade civil em participar da Conferência que vai planejar os próximos anos.

“Nós estamos discutindo propostas, que vão ser levadas para a conferência estadual, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de outubro em São Luís e posteriormente a conferência nacional, que será realizada em Brasília nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro de 2015. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Nacional de Saúde e em reunião será definida a demanda de cada município. Antes do SUS só poderia ser atendido quem tinha uma carteira assinada ou uma carteirinha do INAMPS. Hoje não, o SUS mudou a história da saúde pública no Brasil, e tai um exemplo o município de Bequimão que já esteve no final da fila, hoje sendo referência em saúde na região. Eu costumo falar que nada se faz sem uma boa gestão. Tudo se faz com uma boa equipe”, finalizou o conferencista.

Após os trabalhos em grupo, foram explanadas as propostas e eleitos os delegados que vão representar Bequimão na conferência estadual, na capital maranhense. Estiveram presentes no evento, além do prefeito Zé Martins, os vereadores Jorge Filho (PP) e Preta de Barbosa (PDT), os secretários Ademar Costa (Indústria e Comércio), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sinara Almeida (Extrema Pobreza), Bastico Moraes (Saúde), Dinha Pinheiro (Cultura), Nhô da Colônia (Pesca), Doutor do Barroso (Articulação) e Zé Orlando Martins (Administração). Além disso, várias lideranças e até o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Egnaldo Macedo, entre outras autoridades, compareceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.