Prefeito Edivaldo vistoria obras da UPA Municipal na zona rural

Edivaldo verificou o andamento dos serviços e visitou as instalações já concluídas. Ele destacou a importância da nova Unidade Mista Municipal para a região.

Prefeito Edivaldo, ao lado da Secretária de Saúde Helena Dualibe e Diogo Lima Secretário de Habitação e Urbanismo
O prefeito Edivaldo vistoriou na sexta-feira (17) as obras da nova UPA Municipal, que está sendo construída na área do Distrito Industrial, com o propósito de atender às comunidades da zona rural da capital. A obra, que é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Alumar, será inaugurada em setembro próximo, para prestar atendimento de urgência e emergência clínica de média complexidade, além de serviço médicos ambulatoriais. A UPA integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo poder público municipal na área da saúde. 

Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, e da gerente de Recursos Humanos da Alumar, Tereza Cavalca, Edivaldo verificou o andamento dos serviços e visitou as instalações já concluídas. Ele destacou a importância da nova Unidade Mista Municipal para a região e ressaltou que o hospital representa um grande avanço no atendimento à saúde da zona rural, que, segundo ele, tem recebido atenção especial em sua gestão.

"A partir de setembro, a população contará com mais esta unidade de saúde, que vai dar um suporte importante nos atendimentos mais complexos, pois, até então, a zona rural contava apenas com unidades básicas de saúde", disse o prefeito.


Edivaldo lembrou que obras da UPA da Zona Rural já tinham sido entregues pela Alumar à gestão municipal anterior, a quem cabia a responsabilidade de instrumentalizar com os equipamentos necessários e disponibilizasse à população, conforme previa a parceria. "Entretanto, a gestão anterior não fez sua parte e ainda deixou que as instalações da unidade fossem depredadas. Nós retomamos as obras e vamos equipá-la para que a população tenha mais esse importante serviço de saúde", frisou o prefeito.

Com cerca de 1.400 metros quadrados de área construída, a UPA Municipal da zona rural disponibilizará 15 leitos e funcionará com alas de classificação de risco e alas vermelha e amarela para organizar a complexidade dos casos. Disporá, ainda, de atendimento em ortopedia, consultórios ambulatoriais, atendimento diagnóstico por imagem com sala de raio X e de eletrocardiograma; posto de enfermagem, leitos de observação, sala de assistência social, sala de espera, entre outras instalações.

Segundo a secretária Helena Duailibe, a nova unidade mista representa um reforço da reorganização do sistema de saúde da zona rural. "Por sua posição estratégica, esta unidade vem complementar o atendimento na região, proporcionando à população o primeiro atendimento nos casos de média complexidade, além de prestar serviço médico ambulatorial, suplementando o atendimento primário prestado pelas unidades básicas de saúde", relatou a secretária.


Representado a Alumar, na vistoria, a gerente de Recurso Humanos da empresa, Tereza Cavalca, destacou a importância social da obra na qual foram investidos cerca de R$ 2 milhões. "Estamos muito felizes que a unidade será, enfim, inaugurada e entregue á população", concluiu a gerente da Alumar.

AÇÕES NA SAÚDE


Os resultados das melhorias implementadas na área da saúde pelo prefeito Edivaldo já podem ser visualizados. A exemplo disso, temos o aumento de 31,7% no número de atendimentos depois da reforma do Centro de Saúde Salomão Fiquene. Além dessa, outras reformas foram realizas nas unidades de saúde como a reestruturação que garantiu o funcionamento integral do Hospital da Criança; a entrega da Unidade de Saúde da Família Amar, na Vila Fialho e do Centro de Saúde de Fátima, referência no tratamento da tuberculose. Investimentos no Hospital da Mulher também já apresentam resultados positivos com a oferta dos serviços de biopsias. Cerca de 18 biopsias vêm sendo realizadas mensalmente desde o início do serviço em novembro do ano passado.

Comentários