Vereadores participam de lançamento do "Mais Asfalto" em São Luis



Os vereadores de São Luis acompanharam o lançamento do programa "Mais Asfalto", fruto da parceria entre a prefeitura de São Luís e o governo do Estado no último sábado (13) na regiãi Itaqui-Bacanga. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. O prefeito Edivaldo (PTC), e o governador Flávio Dino (PC do B), efetivaram a parceria com ações nos bairros do Anjo da Guarda e Vila Embratel, acompanhados dos vereadores e demais parlamenrtares.

Somado às ações que a prefeitura vem realizando, São Luís deve ter aproximadamente 220 km de malha viária recuperados até o final do ano. No seu pronunciamento, o prefeito Edivaldo ressaltou que nos dois primeiros anos de sua gestão, a Prefeitura não recebeu nenhuma ajuda do governo passado.

"Caminhamos sozinhos até dezembro do ano passado, enfrentamos muitas dificuldades sem nenhuma colaboração do governo. Graças a Deus, temos, neste novo momento para a cidade, governador e prefeito caminhando lado a lado, trabalhando juntos pelo bem de São Luís", destacou o prefeito.

O prefeito anúnciou a parceria com o governo para a conclusão da obra do novo Hospital da Criança.
"Agradeço do fundo do meu coração esta parceria. "Quero dizer que ainda nesse semestre, São Luís vai virar um canteiro de obras. Em breve, estaremos assinando convênio com o governo do estado para a conclusão do novo Hospital da Criança e várias obras de mobilidade urbana, que trarão um reflexo impactante na qualidade de vida do povo. Isso é, na prática, a concretização de um sonho de todos os ludovicenses, um gesto tão simples que só foi possível acontecer com a chegada do Flávio Dino no governo", disse Edivaldo.

Além do programa Mais Asfalto, que atenderá nessa primeira etapa 17 bairros de São Luís, contemplando cerca de 290 ruas e avenidas, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto informou que governo  e prefeitura celebrarão mais outras duas parcerias na área de infraestrutura como a construção de avenidas interbairros e a realização de intervenções de trânsito.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a Anjo da Guarda e a Vila Embratel são os primeiros bairros a receber os serviços de requalificação, de um total de dezessete contemplados no convênio. Em toda a região Itaqui-Bacanga, vão ser recuperados mais de 36 quilômetros de vias urbanas, abrangendo ainda o São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança.

Os vereadores, Barbara Soeiro (PMN); Osmar Filho (PSB); Armando Costa (PSDC); Francisco Carvalho (PSL); Barbosa Lages (PDT); Honorato Fernandes (PT); Pedro Lucas Fernandes (PTB); Beto Castro; Eidimar Gomes (PSDB); Professor Lisboa (PC do B); Ricardo Diniz (PHS) e Marlon Garcia (PT do B), participaram do lançamento do programa e caminharam ao lado do prefeito, comunidade e lideranças, enquanto as máquinas trabalhavam em pleno vapor. 

Para os vereadores a parceria chegou na hora certa, pois as reinvidicações e reclamações são muitas, agora os vereadores vão poder contar com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que deve dar andamento aos pleitos  parlamentares.

Para a vereadora Eidimar Gomes do (PSDB), moradora da região, chegou a hora de suas reinvidicações serem atendidas, a parlamentar ficou muito feliz de ver as obras iniciarem pelo Anjo da Guarda, bairro de origem da parmanetar, "fico muito feliz de ver o bairro que tanto amo, sendo um dos primeiros a serem atendidos pelo prefeito Edivaldo, por isso eu só tenho a agradecer à Deus e ao prefeito", disse.

Para a vereadora Barbara Soeiro (PMN), a parceria é um sonho, "Olha questão de parceria é um sonho de qualquer morador de São Luis, o prefeito está de para béns com o "Mais Asfalto", afirmou a parlamentar.

Demais bairros

Os demais bairros da capital maranhense contemplados com a requalificação de pavimentação asfáltica são: Cidade Operária, com 42,1 quilômetros; Cohab, com 10,9 quilômetros; João de Deus e São Bernardo, com 7,4 quilômetros; Vila Luizão, com 9 quilômetros; Coroadinho e Vila Nova República, com 6,7 quilômetros cada um.

A extensão total abrange aproximadamente 300 vias, a maioria componente do corredor de ônibus, com camada asfáltica comprometida devido à presença de buracos ou fissuras. O processo de recapeamento consiste na aplicação de uma substância (pintura de ligação) sobre a superfície, para proporcionar aderência, para em seguida fazer a colocação da nova camada de asfalto.

Aproximadamente 63 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) estão previstas para a realização de todo o serviço de recapeamento. O CBUQ é um asfalto de qualidade elevada. O prazo de execução do convênio é de 180 dias, com possibilidade de prorrogação.

A parceria institucional entre prefeitura e governo integra as ações do programa estadual "Mais Asfalto". Do montante investido, R$ 581.522,70 serão recursos da contrapartida municipal.




Comentários