Governo reforçou trabalho do Corpo de Bombeiros na festança junina



O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) definiu e implementou uma série de diretrizes operacionais para prevenir ocorrências durante as programações festivas de São João, São Pedro e São Marçal. Com este intuito, homens do Corpo de Bombeiros atuaram desde o início da programação junina, iniciada oficialmente no dia 12 de junho, para garantir tranquilidade aos arraiais no ‘São João de Todos’.

“Estamos encerrando o período junino no Maranhão com as festividades de São Pedro e São Marçal. Nesses dois grandes eventos, homens do Corpo de Bombeiros ajudam a manter a tranquilidade, empregando viaturas, ambulâncias e equipes especializadas em fazer o atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, combate a incêndios e operações de Defesa Civil”, informou o comandante-geral, coronel Célio Roberto Araújo.

Coronel Roberto destacou ainda a avaliação positiva das operações conjuntas dos órgãos de Segurança, Bombeiros, PM, Polícia Civil, GTA e instituições parceiras, como o Samu e a SMTT, que muito se empenharam para garantir a tradição das manifestações juninas em todo o estado. “Um balanço parcial mostra que os arraiais promovidos pelo Governo e a Prefeitura funcionaram com muita organização, segurança e tranquilidade na avaliação da sociedade. O governo Flávio Dino tem dado atenção à proteção da vida dos maranhenses e turistas que vêm a nossa cidade nesta época do ano, estamos atuando prontamente nestes últimos dias de eventos”.

Os trabalhos estão sob a coordenação dos comandos operacionais Metropolitano e Especializado, que mobilizaram equipes de todas as unidades do CBMMA. Participam a Companhia de Bombeiros de Eventos Especiais, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), 1º e 2º BBMs, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, dos batalhões de Bombeiros Ambiental (BBA), de Emergência Médica (BBEM), 1ª Companhia Independente Especializada, Academia Josué Montello e de departamentos e seções do CBMMA.

Os milhares de brincantes e devotos que homenageiam os santos na Capela de São Pedro, na Madre Deus, e na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, contam com a presença de guarnições de bombeiros com todo aparato de viaturas, distribuídas estrategicamente para evitar acidentes e outras ocorrências.

“Nossos militares atuam com todo aparato de viaturas de combate a incêndio, ambulâncias de resgate e salvamento e viaturas para a realização das atividades e rondas nestes locais, e ainda o acompanhamento das manifestações religiosas, como as procissões marítimas e terrestres e os encontros dos bois”, destacou o comandante operacional Metropolitano, tenente-coronel Paulo Andrade.

Os trabalhos ganharam reforço já na noite do domingo (28), quando brincantes se dirigiram para o Largo de São Pedro. Foram destacadas equipes para o Anel Viário e também para o suporte à Capitania dos Portos nas duas procissões marítimas que aconteceram na tarde da segunda-feira (29), nas baías de São Marcos e de São José de Ribamar. Na Rampa Campos Melo, militares do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) acompanharam o trajeto pelo mar, utilizando uma embarcação de grande porte e motos aquáticas. Já a do Cais de Ribamar teve a presença de homens da 1ª Companhia Independente de Bombeiros.

A imagem do padroeiro dos pescadores foi levada em uma viatura do Corpo de Bombeiros até a Beira Mar, onde centenas de devotos seguiram em romaria pelas águas até o final da programação.

Já para o São Marçal, celebrado nesta terça-feira (30), no 88º Encontro de Grupos de Bumba-meu-boi de Matraca no João Paulo, serão destinados 50 bombeiros, divididos em guarnições para intervenção em primeiros socorros e em combate a incêndio. Os militares darão apoio às ações do 24º Batalhão de Infantaria Leve. O serviço será divido em três giros, iniciando às 8h e seguindo até às 19h, quando está previsto para terminar o evento.

Praia com Segurança

Paralelo às operações e por conta do final de semana e do feriado, o BBMar realizou desde o último sábado (27) até esta terça (29), a ‘Operação Praia com Segurança’, focada em atividades de prevenção na orla marítima com atenção às praias de maior movimentação na capital (Litorânea, que inclui as praias de São Marcos, Calhau e ainda a Praia do Meio) e no município de Ribamar (Araçagy, Panaquatira e Praia de Banho).

“Como as praias costumam receber muita gente aos fins de semana e em dias de feriado, preparamos um trabalho reforçado de fiscalização e monitoramento, instalando bases móveis e ampliando nosso raio de atuação com o aumento de guarda-vidas fazendo rondas com o uso de quadriciclos, motos aquáticas, viaturas e a pé. Deste modo, estamos preparados para atender mais rapidamente as ocorrências e fazer o atendimento ao cidadão”, informou o coronel Ernesto França, comandante operacional Especializado.

O propósito é principalmente prevenir afogamentos e acidentes, com o reforço das atividades e do número de bombeiros, orientando as pessoas sobre aos cuidados e a atenção que devem ser tomados, como evitar entrar na água após ingerir bebida alcoólica ou alimentos, a presença de crianças desacompanhadas, evitar jogar lixo na praia, atenção às placas de aviso, as áreas apropriadas para banho e procurar sempre locais onde há a presença de guarda-vidas.

Comentários