Estudantes da rede municipal participam da 11ª Olimpíada de Matemática

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da mobilização das escolas e participação dos estudantes na competição.

A primeira fase da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) contou com a participação de 39 escolas da rede municipal de São Luís. A competição, promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem o objetivo de estimular o estudo de Matemática entre os estudantes de 6º ao 9º anos das escolas públicas municipais, estaduais e federais, incentivando assim o interesse de estudantes em carreiras das áreas científica e tecnológica.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da mobilização das escolas e participação dos estudantes na competição. "Educadores e educandos são beneficiados com esta iniciativa, na medida em que ela colabora tanto para despertar o interesse dos nossos estudantes para essa área do conhecimento, quanto para oferecer oportunidades de formação continuada para professores", afirmou o titular da Semed.

Em 2014, uma parceria entre a organização da Olimpíada, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Prefeitura de São Luís possibilitou a formação continuada em Matemática para 45 professores que lecionam em turmas do 6º ao 9º ano da rede municipal.

PROVAS

As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelos próprios professores das escolas de ensino fundamental que participam da Obmep. Há dois níveis de prova: o nível I, para os estudantes de 6º e 7º ano; e o nível II, para o 8º e 9º ano.

As premiações dos estudantes que se destacam vão de medalhas e placas de reconhecimento pelo desempenho a tablets e notebooks. Também são premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

Na última edição da Obmep, os estudantes Talisson Felipe Nogueira Farias, da U.E.B.Salomão Fiquene, Elaine Viegas Pereira, da U.E.B. Luís Viana, e Guo Ruina, da U.E.B. Justo Jansen, ficaram entre os estudantes com melhor desempenho e foram homenageados em solenidade realizada na UFMA.


Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Senador Miguel Lins, participaram da competição todos os 273 alunos das 12 turmas do 6º ao 9º ano. A concentração dos estudantes era total. O aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Fhelype Aless Martins Sá, 14 anos, disse que se preparou e espera melhorar sua pontuação em relação à última edição da Obmep.

"Gosto de fazer essa olimpíada porque a gente aprende mais e nos esforçamos para conquistar uma boa pontuação. Através deste teste vou conseguir avaliar minha capacidade e saber onde preciso melhorar para fazer uma boa prova para o IFMA no ano que vem", contou.

Comentários