Prefeitura lança edital do concurso Portais da Minha Cidade

Primeira-dama do Município e madrinha do São Luís, Cidade Jardim fala sobre o concurso Portais da Minha Cidade

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de São Luís, através do Instituto da Paisagem Urbana (Impur), lançou o edital do concurso público Portais da Minha Cidade, um dos eixos do Programa "São Luís, Cidade Jardim". Os cinco melhores trabalhos serão reproduzidos e implantados nos acessos ao município de São Luís. Além de promover a valorização dos artistas locais, o concurso tem o objetivo de revitalizar as vias de acesso a São Luís com a execução destes trabalhos artísticos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14 de maio.

A primeira-dama e madrinha do "São Luís, Cidade Jardim", Camila Braga, participou da solenidade de lançamento do edital e destacou a importância do concurso. "O lançamento deste concurso favorece a gestão participativa pela qual o prefeito Edivaldo tanto zela. Hoje é um dia muito feliz para nós, pois trabalhamos intensamente para cumprir esta etapa do programa. Convidamos a população a contribuir e participar conosco dessa iniciativa de tornar São Luís uma cidade ainda mais bonita", disse.

Representando o prefeito Edivaldo, o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, parabenizou a execução do programa. "O Portais da Minha Cidade vem compor esse macroprograma São Luís, Cidade Jardim, que ajuda não só a embelezar a cidade, mas também a resgatar a autoestima da população ludovicense e a apresentar para a população a possibilidade de trabalharmos juntos pela nossa cidade", destacou.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por um dos temas para desenvolvimento do trabalho artístico: São Luís, Patrimônio da Humanidade; Folclore maranhense; Atenas maranhense; Formação etimológica de São Luís; e Gastronomia.

Para o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, o Portais da Minha Cidade traz benefícios tanto na área do paisagismo urbano quanto do turismo. "A criação dos portais gera influências turísticas e paisagísticas, garantindo que nós possamos ter uma referência de onde a nossa cidade começa e termina. Os temas escolhidos visam despertar o olhar dos ludovicenses para as belezas de São Luís", disse.

O concurso será realizado em três etapas. Primeiro, o candidato devidamente inscrito deverá apresentar a documentação para que seja realizada a avaliação e classificação dos trabalhos. Uma comissão irá analisá-los e classificá-los por tema para que, na etapa final, sejam escolhidos os trabalhos por meio de votação aberta com participação do público. Além de compor os portais de acesso à cidade, os cinco trabalhos selecionados também receberão cinco mil reais em dinheiro como premiação.

Os portais serão implantados nas Avenidas dos Libaneses (próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado), Engenheiro Emiliano Macieira (Estreito dos Mosquitos/Estiva), Estrada do Boqueirão (Itaqui Bacanga – Ponta da Espera), Estrada de Ribamar e na Estrada do Araçagi.

Para download da ficha de inscrição, informações e regras do edital, acesse o endereço http://www.saoluis.ma.gov.br/ ou confira aqui o edital na íntegra

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento do edital os secretários municipais José Cursino Raposo (Planejamento e Desenvolvimento), Ana Paula Rodrigues (Representação Institucional) e Tati Lima (Informação e Tecnologia), e a coordenadora da Mulher, Vânia Albuquerque.

Comentários