Representantes do COSEMS/MA participam do V Fórum da Atenção Básica em Brasília



Vários representantes da Saúde no Maranhão, entre eles, a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS/MA - Iolete Soares Arruda - estiveram participando no Grand Bittar Hotel - na Asa Sul, Brasília, da quinta edição do Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica.

O encontro, que teve como tema Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva, foi organizadopelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), e serviu para reunir convidados da gestão da Atenção Básica dos estados e capitais, departamentos do Ministério da Saúde, Conass, Conasems e universidades parceiras.

Durante o fórum, os participantes receberam várias orientações para dinamizar as ações voltadas para a atenção básica, entre as quais, como adquirir equipamentos e a estratégia Requalifica UBS. A abertura do evento foi feita pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que apresentou palestra que teve como tema “O SUS, as redes e a Atenção Básica hoje”.

A programação se estendeu até o dia 27, com mesas redondas e grupos de trabalho que abordaram movimentos possíveis a partir dos resultados do PMAQ, passos e estratégias para a implantação do e-SUS AB.

Durante o encontro, o secretário de Saúde de Caxias – Domingos Vinicius de Araújo Santos explanou sobre a experiência positiva da implantação do e-Sus naquela cidade. Atualmente, a cidade de Caxias dispõe de 32 unidades de saúde na sede e interior funcionando com 54 equipes do PSF e 45 equipes de saúde bucal.

Comentários