Prefeitura certifica guarda-vidas para condução de embarcações

Profissionais estão habilitados para tripular ou conduzir embarcações de médio porte durante situações de salvamento

A Prefeitura de São Luís entregou na última quinta-feira (27) o certificado de conclusão do curso “Condutor de Embarcação no Serviço Público” para 15 guarda-vidas que atuam nas praias do Olho d’Água e Ponta d’Areia. Estes profissionais estão habilitados para tripular ou conduzir embarcações de médio porte, incluindo jet skis, durante situações de salvamento.

“Essa é uma atividade que envolve diariamente a responsabilidade de cuidar de vidas e agir durante uma situação de afogamento. O prefeito Edivaldo está buscando a valorização destes profissionais e o processo de capacitação é uma dessas ações”, explicou o secretário de Segurança com Cidadania (Semusc), Breno Galdino.

Ele destacou que o curso foi oferecido gratuitamente a 14 guarda-vidas e mais um guarda municipal através da parceria celebrada pela Prefeitura com a Marinha do Brasil, que ministrou as aulas. O secretário ressaltou que a parceria também foi realizada no ano passado, quando 20 guarda-vidas participaram da atualização do curso, que colabora diretamente para a proteção da vida dos banhistas.

Durante as aulas teóricas, os participantes conhecem detalhes importantes sobre a estrutura das embarcações. Nas aulas práticas, além do aprendizado para conduzir as embarcações, os estudantes aprendem os tipos de abordagem que devem ser utilizadas em salvamentos, além da simulação do resgate a vítimas.

O guarda-vidas Amélio da Silva afirmou que o curso complementa a formação dos servidores e garante maior eficiência aos trabalhos da corporação. “Todo o nosso quadro funcional foi beneficiado com este curso, pois sanamos um déficit de guarda-vidas habilitados para conduzir as embarcações”, relatou Amélio da Silva.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados o secretário Breno Galdino; o secretário adjunto e comandante da Guarda Municipal, George Bezerra; o coordenador do Corpo de Salva-Vidas, Edilson Menezes; o comandante da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, capitão de Mar e Guerra, Marcos Tadashi Hamaoka; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar), major Arnaldo Macedo, entre outras autoridades.

INVESTIMENTOS

Durante a entrega dos certificados, o secretário Breno Galdino também destacou o compromisso do prefeito Edivaldo para maior eficiência do trabalho desenvolvido pelo Corpo de Salva Vidas. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior sinalizou para que iniciássemos a licitação de novos equipamentos de proteção individual e de operacionalização, além da reforma dos dois postos dos guarda-vidas”, disse.

Atualmente, o Corpo de Salva-Vidas trabalha com um operacional de 104 homens divididos em três grupamentos na orla marítima do Olho d’Água e Ponta d’Areia. Os guardas são preparados para casos de afogamentos com embarcações, faróis de observação e ainda realizam trabalhos de caráter preventivo na orla marítima das praias, evitando assim, situações de perigo aos banhistas.

Comentários