‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres

A 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, foi a entrevistada do programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (9), pela Rádio Assembleia. Na oportunidade, ela falou à apresentadora Josélia Fonseca sobre as políticas de proteção às mulheres desenvolvidas pela Defensoria Pública; o projeto Te Alui Mulher e o papel das mulheres que atuam no órgão.

Em sua entrevista, Cristiane Marques falou sobre o papel da Defensoria Pública no que se refere ao acolhimento e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Atendemos mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. Apesar de sermos maioria da população, ainda não ocupamos espaços de poder que representem este contingente, por isso somos consideradas um grupo vulnerável nas tomadas de decisões. Assim, a Defensoria atua para garantir essa proteção”, explicou Cristiane Marques.

A defensora explicou ainda que, a respeito da violência contra as mulheres, o órgão dispõe de equipes especializadas para o atendimento, não só em São Luís, mas em outras cidades do estado. Estas ações abrangem também os homens, já que é imprescindível que haja um processo de desconstrução do modelo social na qual a violência de gênero é um padrão cultural.

Projeto

Cristiane Marques explicou ainda sobre a seleção do projeto Te Alui Mulher no Brazil Conference 2026, que ocorre em Harvard, nos Estados Unidos. “Foram mais de dois mil projetos avaliados em diversas categorias e vencemos na categoria Servindo o Brasil. Vamos apresentar o projeto que avança na luta contra a violência doméstica e familiar”, festejou a defensora. A apresentação será no final do mês de março deste ano.

O Te Alui Mulher começou em 2024 e foi pensado para tratar a violência contra a mulher de forma múltipla, fazendo a capacitação de mulheres nas esferas do direito e profissional. O projeto leva mutirões de atendimento e promove audiências para provocar entes a promoverem políticas públicas para este segmento.

Assista ao programa:

Comentários