Governo do Maranhão lança Campanha “Dezembro Vermelho”



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou na manhã desta quarta-feira (10), a campanha do Dezembro Vermelho “Marcos e Conquistas, com Prevenção Combinada”, o evento aconteceu no Rio Poty Hotel, em São Luís. A ação marca o início da mobilização estadual dedicada à prevenção do HIV/Aids e de outras ISTs, com ênfase nos 33 municípios prioritários acompanhados pela rede de atenção.



Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Saúde de vários municípios além Willian Vieira, Superintedente da Atenção Primária da (SES), Jocèlia Frazão Coordenadora do Departamento de ISTs/Aids e Hepatite Virais da (SES) e Kelma Costa Coordenadora Municipal do Programa ISTs HIV/Aids de Imperatriz, município certificado pelo Ministério da Saúde com o Selo Prata, pela eliminação da transmissão vertical (quando a mãe transmite para o bebê).

No Maranhão, 27.218 pessoas vivem com HIV e Aids, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O cenário epidemiológico de 2025, com registros até 30 de outubro, indica 2.060 notificações de HIV, 967 de Aids, 124 casos de gestantes vivendo com HIV e 265 óbitos. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde do Brasil.


A campanha estadual reforça estratégias de prevenção combinada e estimula ações integradas em todos os 217 municípios, com ênfase nos territórios prioritários. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidados, alinhados aos princípios do SUS e articulados com entidades da sociedade civil.

A mobilização inclui iluminação de prédios públicos com luz vermelha, atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e ações de promoção e prevenção. O público-alvo envolve adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas gestantes e suas parcerias, gestores, profissionais de saúde e organizações parceiras. O tema deste ano é “Nascer sem HIV e Viver sem Aids”, com foco na redução de desigualdades e no fortalecimento do cuidado às populações mais vulnerabilizadas.




Comentários