Outubro Rosa - Governo leva ações e serviços de saúde na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina
Com o tema “Se Liga! Prevenção é o ano todo”, as Secretarias de Estado da Saúde (SES), Mulher (Semu) e Administração Penitenciária (Seap) intensificaram as ações conjuntas alusivas ao Outubro Rosa. Atividades e serviços de saúde foram ofertados na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), em Pedrinhas.
A iniciativa, que tem como objetivo promover a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, ofertou atendimentos de mamografias, ultrassonografias. Além disso, promoveu consultas com dermatologista, testes rápidos de hepatite b e c, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e glicemia.
A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde das Mulheres da SES, Olivia Trindade, ressaltou a integração das instituições na ação. “Durante todo período do Outubro Rosa nós estaremos realizando ações conjuntas, fortalecendo a promoção da prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero”, pontuou.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, destacou a ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O sistema penitenciário do Maranhão continua avançando e agora também na saúde. Estamos em mais uma ação e isso tudo para melhorar a saúde dos internos”, ressaltou.
Com a Carreta da Mulher Maranhense, durante a ação conjunta, foram oferecidos exames de mamografia, preventivo e ultrassonografia, entre outros. “Esta é uma das ações da Carreta da Mulher Maranhense no Outubro Rosa. É importante esse trabalho para que acompanhar a saúde das mulheres privadas de liberdade”, disse a coordenadora da Carreta da Mulher Maranhense, da Semu, Gilmara Freitas.
A interna, Alaila Torres, de 52 anos, realizou consulta com o dermatologista e o exame da mamografia. “Eu nunca tinha feito uma mamografia, a primeira que fiz foi aqui, no ano passado, então acho muito bom. Eu também estou com um problema de pele, então ter uma consulta com especialista vai me ajudar bastante”,
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?