Governo do Estado empossa Comissão de Acompanhamento do Plano Maranhão 2050




Foram empossados os membros integrantes da Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050, instrumento que visa definir estratégias para induzir o desenvolvimento socioeconômico integrado e a redução das desigualdades sociais e regionais no estado. A solenidade de posse da Comissão do Plano Maranhão 2050 foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, além de representantes da administração pública estadual, setor privado e da sociedade civil.

O Plano Maranhão 2050 representa um marco histórico, já que é o primeiro plano estratégico de longo prazo adotado pela gestão pública no estado. O plano apresenta uma estratégia sólida, com metas que buscam a atração de investimentos, a redução da miséria, inclusão social e a geração de oportunidades para toda população.

Já a Comissão do Plano Maranhão 2050, por sua vez, será responsável pela definição de diretrizes, planejamento, desenvolvimento e coordenação de estudos e cenários que viabilizem a elaboração do Plano Maranhão 2050.

A criação da Comissão do Plano Maranhão foi instituída pela edição do decreto estadual nº 39.131/24, que situa seus membros na posição de "guardiões" e multiplicadores da agenda na sociedade civil, no Governo, na Academia e no setor privado.

Para o governador Carlos Brandão, o Plano Maranhão 2050 vai facilitar a atração de novos investimentos e a geração de mais postos de trabalho no estado, uma vez que o instrumento proporciona maior segurança jurídica e política para a instalação de novos negócios.

“Os empresários, ao investir no Maranhão, querem saber como será a programação para o futuro. Portanto, a gente não pode pensar em um planejamento apenas para a gestão Brandão. Para atrair grandes investimentos nós precisamos estar em sintonia com as grandes empresas e mostrar que o Maranhão está preparado, o Maranhão tem projeto, o Maranhão tem planejamento”, avalia Brandão.

Formada por 65 pessoas, entre titulares e suplentes, a Comissão do Plano Maranhão 2050 é composta por representantes de órgãos da administração estadual, do empresariado, de universidades e da sociedade civil organizada.

Cabe a Comissão organizar ações de construção coletiva, plural, paritária e de mobilização dos diversos segmentos da sociedade, realizando audiências públicas, estimulando parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais e desenvolvendo outras atividades que possam contribuir com o aprimoramento do Plano Maranhão 2050.

“Esse Plano visa, a partir dos diagnósticos identificados, montar estratégias para alcançar metas para que possamos impulsionar o estado do Maranhão para os próximos anos. Ou seja, o governador Carlos Brandão fortalece o planejamento público e a gestão pública, a fim de melhorar, cada vez mais, os indicadores sociais do Maranhão”, explica o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Vinícius Ferro.

Além da Seplan, a coordenação técnica do projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e de representantes das classes patronal e dos trabalhadores.

Novos investimentos e desenvolvimento sustentável

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), Celso Gonçalo, foi um dos membros empossados na comissão. Ele acredita que o planejamento a longo prazo garante condições mais favoráveis para a instalação de novas empresas no estado.

“O Maranhão 2050 é uma grande esperança que nós empresários temos. Acho que é a primeira vez que o Estado está propondo um programa público, a longo prazo, algo que dá segurança para os empresários investirem com a perspectiva de longo prazo. É uma segurança para os investidores”, sublinha Gonçalo.

Presidente do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool), o engenheiro agrônomo Milton Campelo também foi um dos novos membros empossados na Comissão. Ele ressalta que o planejamento integrado é importante para que haja desenvolvimento econômico, com responsabilidade ambiental.

“O Maranhão tem a sua base industrial competente, ativa, que vem contribuindo na produção do etanol e açúcar. A partir do ano que vem o Maranhão passará a ser exportador de etanol. É um fato extremamente relevante e nós estaremos contemplando essas ações no Plano 2050, importante para o futuro do estado do Maranhão, do ponto de vista econômico, social, e com respeito pleno ao meio ambiente”.

Confira a relação de instituições participantes da Comissão do Plano Maranhão 2050:

Associação Comercial do Maranhão
Associação dos Jovens Empresários do Maranhão – AJE
Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas – AMDA
Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz
Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís
Companhia Maranhense de Gás – Gasmar
Conselho Regional de Economia - 15° região – Corecon/MA
Escola de Governo do Maranhão – Egma
Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – Faema
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio
Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem
Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – Fetaema
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – Ipam
Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc
Maranhão Parcerias – Mapa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Especiais Estratégicos – Sedepe
Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz
Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – Seinc
Secretaria de Estado de Monitoramento das Ações Governamentais – Semag
Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – Seplan
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – Sedihpop
Secretaria Geral da Governadoria do Estado – Seg
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão – Sebrae/MA
Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará – Sindicanálcool
Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – Uemasul
Universidade Estadual do Maranhão – Uema
Universidade Federal do Maranhão – Ufma

Comentários