Foto: Redes sócias/ Reprodução |
Lúcio Magno Quadros, de 22 anos, ex-namorado da modelo Geordana Natally Sales Farias, de 20 anos, alegou, em depoimento à Polícia Civil que matou a jovem a facadas em 'legítima defesa'. A Polícia, no entanto, considera o caso como feminicídio. O crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (1), em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Segundo o delegado Daniel Castro, diretor de polícia metropolitana de Belém, a desproporção de força da vítima em comparação ao agressor caracteriza este tipo de crime.
De acordo com Lúcio, a faca usada no assassinato estava com a vítima e teria sido ela a primeira a desferir golpe contra ele. O homem alega que revidou e feriu a jovem com três facadas. Em seguida, voltou pra casa sem prestar socorro à vítima. Ele disse à polícia que não sabia que Geordana estava morta.
Ex-namorado que matou modelo no Pará diz que agiu em 'legítima defesa'. — Foto: Reprodução / TV Liberal |
Segundo relato de familiares, o último contato da jovem com a família foi na noite da terça-feira (31). Ela passou a noite na residência do ex-namorado e foi morta quando retornava pra casa, por volta de 5h, em uma passarela que dá acesso às WEs 82 e 83, na Cidade Nova 6, em Ananindeua. O local fica bem próximo da casa onde Geordana morava.
Em depoimento, Lúcio alega que ele e a vítima tiveram uma discussão por causa de mensagens que a modelo viu no celular dele. Segundo relato, os dois teriam dormido juntos e pela manhã, antes de saírem, a jovem pegou uma faca e levou consigo sem que ele percebesse. Lúcio afirma ainda que, no caminho, ambos voltaram a discutir e, após isso, Geordana teria puxado a faca e golpeado ele na mão, que reagiu e matou a jovem.
Vizinhos encontraram a modelo
Vizinhos relatam que não ouviram gritos, mas foram despertados por latidos de cachorros. Foi quando encontraram Geordana já sem vida. Os moradores avisaram os familiares, que reconheceram o corpo da jovem assassinada. Ao longo da manhã desta quarta, familiares e amigos compareceram à casa da vítima para prestar solidariedade.
O velório inicia na noite desta quarta (1º), em uma capela na Rua dos Caripunas, no Jurunas, em Belém. O enterro não teve data nem local divulgados pela família.
Segundo a Polícia Civil, a vítima, já tinha registrado ocorrência contra o ex-namorado, em maio deste ano, na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Ananindeua. Desde então, Geovana tinha medida protetiva contra o agressor.
A família relata que Lúcio foi o primeiro namorado de Geordana e o relacionamento foi marcado por idas e vindas. Uma das tias da vítima lamenta a perda e a interrupção dos planos que a jovem tinha. Ela diz, ainda, que a família não sabia o que a modelo sofria no relacionamento com o ex-namorado.
"Ela ia fazer faculdade agora nesse período. Infelizmente acabaram os sonhos dela”
Feminicídio
Jovem modelo foi morta a facadas pelo ex-namorado, segundo a família — Foto: TV Liberal/Reprodução |
Apesar de o agressor ter alegado ação em legítima defesa, a polícia trabalha considerando o caso como crime de feminicídio.
"Ele confessa a agressão que levou à morte, mas alega que teria agido sob situação de legítima defesa. Só que pela quantidade de golpes, a forma, a diferença das compressões físicas, todos esses elementos que são carreados dentro do auto de inquérito policial, a gente vê que são construções a título apenas de justificativa do que é injustificável”, afirma o delegado Daniel Castro, diretor de polícia metropolitana de Belém.
O delegado explica que uma das principais características de um relacionamento abusivo é o chamado "Ciclo da lua de mel", que é quando o agressor consegue convencer a vítima a uma reconciliação, muitas vezes sob promessas de mudança. Em muitos casos, como o da jovem Geordana, esse ciclo se encerra de forma fatal.
No Pará, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Segup), houve um aumento de 40% nos casos de feminicídio do estado em 2020. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 66 casos foram registrados no Pará. No mesmo período, em 2019, havia registro de 47 casos.
Jovem modelo de Ananindeua — Foto: Redes sociais/Reprodução |
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?