Abertura do festival será nesta sexta-feira (17) a partir
44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema é realizada em São Luís — Foto: Divulgação/UFMA |
A solenidade será conduzida pela atriz Layla Calixto e pelo cineasta Fernando Braga. Toda a programação do Festival Guarnicê será gratuita. Por conta da pandemia, a lotação do teatro está reduzida. O uso de máscara no evento é obrigatório.
Filme de abertura
A edição 44 do Guarnicê terá início com a estreia nacional de ‘’O Jardim Secreto de Mariana’’, filme protagonizado por Andreia Horta e Gustavo Vaz e dirigido por Sergio Rezende. O diretor carioca, realizador de clássicos como ‘’Salve Geral’’ e ‘’O Homem da Capa Preta’’, será o homenageado nacional do Guarnicê.
Homenagens locais
A cerimônia de abertura do festival contará ainda com homenagens a Cleide Carneiro e Sandra Pinheiro, funcionárias da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que contribuíram com a produção de pelo menos 20 edições do Guarnicê.
O Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) também será homenageado. A instituição ligada a Fundação Nagib Haickel é reconhecida como um instrumento de preservação e projeção das manifestações artísticas maranhenses.
Festival
Considerado o mais tradicional evento do audiovisual maranhense, o Festival Guarnicê de Cinema é também o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, sendo realizado há 44 anos pela UFMA via Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
Além das mostras competitivas nacionais e locais, o Guarnicê promove ações formativas que incluem oficinas cinematográficas e palestras. A programação de mostras competitivas e paralelas, as ações formativas e outras informações do Guarnicê podem ser consultadas no site do festival.
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?